Saúde
DENGUE
Terceiro caso de dengue é confirmado em Picos
Segundo o coordenador do Centro de Zoonoses dois deles foram importados de outros municípios.
Jesika Mayara - 26/06/2013

A Vigilância Epidemiológica de Picos confirmou o terceiro caso de dengue em 2013. Até maio nenhum caso havia sido certificado no município diferentemente do mesmo período do ano de 2012 com 15 confirmações.

No primeiro caso à senhora que reside no Bairro Morada do Sol havia viajado recentemente para o Maranhão e ao chegar a Picos já apresentava a sintomatologia da dengue, já a segunda paciente reside na localidade Curralinho município de Pimenteiras e ao consultar-se no Hospital Regional Justino Luz deu o endereço de parentes que moram em Picos.

Segundo a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Picos, Sandra Karielly de Alencar, o terceiro caso foi constatado por meio de exame realizado em uma clínica particular em Picos e por o que tudo indica o paciente não havia viajado recentemente.

Segundo o coordenador do Centro de Zoonoses de Picos, Agenor Martins, os dois primeiros casos foram importados para o município, ou seja, as pessoas adquiriram a doença em outro local.

Ainda segundo Agenor quando o centro é informado de casos suspeitos ou positivos da doença é realizada uma visita a residência dos pacientes. “É realizado um trabalho de vigilância e um rastreamento nas imediações do endereço para verificar a existência de focos do mosquito, confirmado a existência é feito um trabalho de conscientização e combate ao mosquito.”

Facebook
Publicidade