Saúde
CONTINUAÇÃO
Piauí continuará com a campanha de pólio até atingir meta de vacinação
A campanha de imunização já foi prorrogada por três vezes no estado. Para a Sesapi, é preciso de uma ação mais efetiva para atingir média.
G1 - 19/07/2013

Para cumprir a meta de vacinação contra a poliomielite, a Coordenação de Imunização da Secretaria de Saúde do Piauí continuará com a campanha até o dia 31 de julho. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, o estado está entre os cinco, além do Distrito Federal, que não obteve a média de 95% das crianças imunizadas.

No Piauí, a vacinação atingiu apenas 93% do grupo entre 6 meses e 5 anos incompletos. Para a coordenação, a campanha precisa de uma ação mais efetiva, já que ela foi prorrogada por três vezes no estado para alcançar meta de imunização.

A campanha também continuará nos municípios de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Tocantins, onde a meta também não foi atingida. Já a Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que não vai dar continuidade à campanha, mas a vacinação continua nos postos de saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, os estados que mais vacinaram foram Amapá, Roraima e Rondônia. No país, mais de 12,3 milhões crianças foram vacinadas. O número ultrapassa a meta nacional estipulada que era 12,2 milhões.

O último caso de paralisia infantil registrado no Brasil foi em 1989. O país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de erradicação da doença em 1994. No entanto, a vacinação é necessária para impedir a reintrodução do vírus no país, pois alguns países ainda registram casos da doença.

 

Facebook
Publicidade