Saúde
COMBATE
Alevinos são usados para combater a dengue no município de Picos
Os peixes são alimentados apenas com larvas do mosquito.
Ascom SMS - 26/07/2013

Uma parceria entre o Centro de Zoonose, órgão ligado a Secretaria Municipal de Saúde e a Verde Vale, firmada em 2012 no combate ao mosquito transmissor da dengue, vem dando resultado. Na manhã desta quinta-feira (25), centenas de alevinos foram depositados em cisternas no povoado Mirolândia, zona rural do município de Picos.

“No ano passado nós firmamos uma parceria com a verde vale, ele fornece os alevinos e agente coloca em grandes depósitos de água em localidades da zona rural, como é o caso da Mirolândia, que é uma forma de controle comprovadamente eficaz no combate ao vetor transmissor da dengue”, ressaltou o coordenador do Centro de Zoonoses, Agenor Martins.

De acordo com o coordenador do Centro de Zoonoses, Agenor Martins, desde 2007 o controle das larvas dos mosquitos da dengue em pequenos reservatórios de água, em alguns povoados como Fátima do Piauí, três potes, mirolandia dentre outros é feito através da inserção de alevinos nas cisternas. Os peixes são alimentados apenas com larvas do mosquito.

Empresa Verde Vale.

Empresa Verde Vale.

“Antes da parceria com a Verde Vale, os alevinos eram coletados em açudes de propriedades de pessoas amigas, os agentes de endemias iam lá pescar esses alevinos para agente colocar nessas cisternas, a eficácia é sem sombra de duvidas muito importante, onde se tem alevino não se encontra larva do mosquito vetor Aedes Egypto, transmissor da dengue”, frisou Agenor Martins.

As espécies utilizadas é Tambaqui, Tilápia e agora o Barrigudinho também conhecidos como gouppys ou lebiste. De acordo com o proprietário da Verde Vale Francisco José da Luz, conhecido popularmente como Chico Bombeiro, o Tambaqui e Tilápia crescem rapidamente, o mesmo foi em busca de uma nova espécie que não crescesse tanto e nem comprometesse a qualidade da água.

“Nós nos interessamos por essa ação de combate ao mosquito da dengue e começamos a pesquisar e tivemos o conhecimento que em Alagoas existia um alevino chamado barrigudinho, que ele não cresce e não tem muito valor comercial mais que ele foi eficaz nesse combate a dengue e nos procuramos adquirir e já estamos hoje reproduzindo esses alevinos aqui e disponibilizando para esse trabalho com o Centro de Zoonoses”, frisou Francisco José Produtor de alevinos.

Distribuição das espécies.

Distribuição das espécies.

Segundo Agenor Martins, a presença de peixes na cisterna não prejudica a qualidade da água. Ele explica que além de ser mais eficaz que o larvicida, os alevinos não afetam a qualidade da agua. “Não prejudica em hipótese alguma, porque o numero é pequeno, agente coloca no máximo três espécies e isso não causa nenhuma alteração no sabor e no odor da água”, ressaltou o coordenador do Centro de Zoonoses, Agenor Martins.

Facebook
Publicidade