Esporte
MOTOVELOCIDADE
Empresário picoense vence campeonato nordestino de Motovelocidade
O esporte está em fase crescente no Brasil, no Piauí Esdras Reis foi o pioneiro desta prática, em apenas 4 anos de treino para motovelocidade o jovem conseguiu o primeiro lugar no pódio nordestino e já se prepara para o campeonato brasileiro que acontece em 2014.
Lana Krisna - 11/12/2013

Foi no autódromo Ayrton Senna, localizado na cidade de Caruaru-PE, que o jovem picoense Esdras Reis obteve o título de Campeão Nordestino de Motovelocidade na categoria 600 cilindradas, também conhecido como Racing Day Nordeste.
 
O campeonato foi realizado durante todo ano de 2013 entre as cidades de Fortaleza e Caruaru, onde estão localizados os dois únicos autódromos de velocidade da região Nordeste. O esporte está em fase crescente no Brasil, no Piauí Esdras Reis foi o pioneiro desta prática, em apenas 4 anos de treino para motovelocidade o jovem conseguiu o primeiro lugar no pódio nordestino e já se prepara para o campeonato brasileiro que acontece em 2014.
 
“A motovelocidade não existe em Picos e nem no Piauí, posso dizer que fui um dos iniciadores no estado, já consegui levar alguns amigos a participarem das competições e hoje a gente já tem um movimento de motovelocidade em fase embrionária, mas crescente, as pessoas estão cada vez mais deixando de acelerar nas estradas para acelerar nos autódromos, que é onde a gente tem segurança e consegue acelerar ao máximo com total tranquilidade”, afirma.
 
Entre os principais desafios do esporte está a necessidade de alto investimento na moto, nos equipamentos de segurança, além de todo preparo físico e deslocamento para treinos nos autódromos de outros estados, já que o Piauí não conta com esse espaço.
 
Mesmo atingindo velocidades de 200km/h, Esdras garante que o esporte é seguro e que para participar das competições é necessário fazer um curso de pilotagem. 
 
“Nós passamos o ano inteiro com pouquíssimas lesões, pois nós estamos totalmente seguros em torno de equipamentos, a organização exige que antes de participar de uma prova no campeonato nordestino o piloto precisa fazer um curso de pilotagem, essa exigência é primordial, pode ser o mais experiente dos motociclistas, pode ser piloto de Motocross há muitos anos, e também têm as exigências de segurança, é preciso ter o capacete, macacão e luvas homologados, além de duas ambulâncias, sendo uma UTI, e como todos estão preparados e treinados fisicamente, logo os riscos são pequenos”, esclarece.
 
Sobre trazer este título inédito para o Piauí, Esdras afirma que foi resultado de muita dedicação, preparo físico e investimento na moto Honda 600cc. “Este ano eu disse ‘eu quero ganhar’, então me preparei e fui focado no título”, pontua.
 
Longe dos autódromos de velocidade Esdras Reis competiu durante 10 anos na categoria Motocross, sendo campeão no Enduro de regularidade, enduro FIM, Rally, Baja, Motocross, Supercross e até mesmo no Freestyle Motocross.
 
A expectativa é que em 2014 o jovem picoense leve a bandeira do Piauí para mais pódios, como o do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade.
Facebook
Publicidade