Saúde
SAÚDE
Curso de Medicina: comissão do MEC realiza vistoria em Picos
Entre os requisitos básicos é essencial ao município contar com todos os ambientes da atuação do médico para que futuros possíveis estudantes de medicina tenham a oportunidade de aprender nesses serviços
Lana Krisna - 06/03/2014

Médicos da Comissão de Avaliação do Ministério da Educação (MEC) estão realizando visita à cidade de Picos nesta quinta-feira, 06 de março, para avaliar a possibilidade de implantação do curso de medicina em instituição privada de ensino.
 
De acordo com o médico Geraldo Brasileiro Filho, membro da comissão, o objetivo da visita é verificar todo serviço de saúde existente no município. “Queremos saber de todos os equipamentos de saúde disponíveis que possam dar possibilidade para criação de um curso de medicina”.
 
Entre os requisitos básicos, o médico ressalta que é essencial ao município contar com todos os ambientes da atuação do médico para que futuros possíveis estudantes de medicina tenham a oportunidade de aprender nesses serviços. “São as unidades básicas de saúde, as unidades de urgência e emergência de saúde, o serviço de pronto atendimento, os serviços de apoio à saúde da família e os hospitais existentes no município”, ressalta.
 
A comissão ressalta que, o município cumprindo essas exigências mínimas do MEC, o próximo passo será a abertura de um edital público para que instituições de ensino façam a proposta de criação do curso.
 
“Depois do edital vem uma análise complexa e demorada  sobre a proposta concreta de abertura curso, que também demanda de uma análise demorada e cuidadosa, por isso é muito difícil falar em uma possível data para a abertura do curso”, pontua.
 
A comissão do MEC passará o dia conhecendo a estrutura da saúde pública em Picos, devidamente acompanhada pela secretária de saúde, Ana Eulálio, e pelo secretário de educação, Walmir Lima.
Saúde
06/03/2014 -12:53:

Há quatro anos teve esta mesma vistoria no hospital Regiona, que foireprovadopara ter curso de medicina hoje que está pior...... Qual será o resultado? Culpa dos nosso gestores, que só vem com essa de curso de medicina em época de eleição, mas não oferecem condições ....

picoense
06/03/2014 -12:49:

Não desejo mal a ninguém não. Mas se alguém dessa comissão passar mal na visita ao Hospital Regional,aí iriam ver o que é caos em saúde pública: falta de medicamentos básicos, eles teriam que compra, demora de atendimento por falta de profissionais, falta de protocolos, descaso total.

Facebook
Publicidade