Saúde
PRECAUÇÃO
Picos: 2016 meninas receberão vacina contra HPV
A campanha terá duração de um mês e após o período a vacina estará sendo disponibilizada nos postos de saúde.
Jesika Mayara - 07/03/2014

A secretária municipal de saúde por meio da coordenação de imunização iniciará campanha nacional contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) que imunizará 2016 meninas de 11 a 13 anos do município.

A imunização acontece nas escolas e postos de saúde do município e a partir do dia 10 de março se estendendo até 10 de abril.

Segundo a coordenadora de imunização da secretaria municipal de saúde, Conceição Portela, a HPV é uma vacina que está sendo implantada na rotina, ou seja, com o fim da campanha a mesma estará disponível nos postos de saúde.

“Sabemos que o câncer do colo de útero é a segunda maior causa de morte de nos mulheres no Brasil e a primeira no Piauí e o grande causador da doença é o vírus HPV e baseado em dados epidemiológicos o Ministério da Saúde está implantando essa rotina”, afirmou Conceição.

Ainda segundo a coordenadora, o ideal seria que todas as mulheres do país fossem imunizadas, porém o país não consegue fabricar a vacina e, nesse primeiro momento, primou por atingir um público alvo.

A principal forma de transmissão do vírus do HPV é pela via sexual então desta forma o Ministério preconizou vacinar adolescentes pensando que essas mesmas ainda não tiveram relação sexual. A vacina contempla três dozes a primeira será disponibilizada durante a realização da campanha, a segunda em seis meses, ou seja, meados do mês de setembro e a terceira após cinco anos.

Em Picos mais de 200 profissionais contemplando medicos, enfermeiros e tecnicos estarão trabalhando para a operalização da campanha.

 

 

 

Facebook
Publicidade