Saúde
DOENÇA RARA
Ministério da Saúde confirma Febre do Nilo Ocidental em piauiense
Equipes estão coletando sangue em animais do município para saber se o vírus está circulando na região
Lana Krisna - 05/12/2014

Uma equipe do Ministério da Saúde está atuando no município de Aroeiras do Itaim após os exames que confirmam como Febre do Nilo Ocidental a doença do agricultor Francisco Raimundo, morador da comunidade Areia Branca.

Os membros do Ministério da Saúde estão trabalhando em parceria com a Vigilância Epidemiológica do Estado do Piauí, as equipes estão realizando a coleta de sangue em aves e equinos em diversas comunidades do município com a finalidade de diagnosticar se o vírus está circulando na região.

De acordo com o médico veterinário Lisboa, as equipes devem atuar durante duas semanas. Caso seja diagnosticada a circulação do vírus, ações estratégicas serão desenvolvidas pelo Ministério da Saúde em parceria com órgãos estaduais e municipais.

“Estamos averiguando se existem anticorpos da doença nos animais da região, se apresentar é porque a doença está circulando. Só vamos saber a partir do momento que fizermos os exames nos sangues coletados”, disse.

Dr. Lisboa afirmou ainda que esteve em contato com médico responsável pelos exames do agricultor Francisco Raimundo, que confirmou que o paciente já está livre da doença. Atualmente o agricultor passa pelo processo de recuperação das sequelas, já retomou o movimento dos braços, mas ainda encontra-se sem caminhar.

“O médico que atendeu o paciente me ligou ontem dizendo que está com o exame em mãos confirmando a doença. Da doença ele não tem mais resquícios, o problema são as sequelas que a doença deixou nele”, pontuou.

O trabalho de coleta de sangue nos animais e captura de aves silvestres acontece entre os dias 1a 12 de dezembro, equipes vão visitar propriedades rurais da região para investigação, visando avaliar se ocorrência de novos casos, epizootias além de hospedeiros, possíveis reservatórios e vetores.

 

Entenda o caso:

Ministério da Saúde investiga doença rara na região de Picos

Exames iniciais confirmam doença rara na região de Picos

Aves de Aroeiras do Itaim tiveram contato com vírus da Febre do Nilo

Facebook
Publicidade