Saúde
SAÚDE
Atividade física e reeducação alimentar ajudam professora a eliminar 22 kg
Após passar dez anos levando uma vida sedentária, foi na atividade física que eu encontrei o gás para levar a dieta adiante
Jesika Mayara - 24/12/2014

 

Há aproximadamente um ano e seis meses a professora do Instituto Federal de Educação- IFPI, de Picos, Ana Karina de 40 anos, resolveu mudar seu estilo de vida e iniciou uma reeducação alimentar com a finalidade de perder peso.

Na época a professora que pesava 111 quilos e 300 gramas, tomou a decisão por inúmeros motivos entre eles o diagnostico de câncer de duodeno da sua mãe.

Se adaptar ao novo estilo de vida sem prejudicar a vida profissional, foi uma das principais dificuldades enfrentadas por Ana Karina. “Passo muito tempo fora de casa, e o costume de comer na rua e ter que fazer as principais refeições em casa incialmente me atrapalhou muito, porém, comecei a adotar o hábito de andar com uma comida e criar uma logística para sair de casa ‘armada’, porque fora de casa acontece a prova de fogo onde você se depara com os velhos hábitos”.

O excesso de peso atrapalhava principalmente a locomoção da professora que tinha dificuldade de se percorrer as diferentes salas de aula do IFPI, fazer compras, ou subir escadas.

Voltar a praticar atividade física foi o que a professora menos teve dificuldade e, segundo ela, até se redescobriu. “Após passar dez anos levando uma vida sedentária, foi na atividade física que eu encontrei o gás para levar a dieta adiante. Fico no IFPI de 08h00 até as 20h00, assim eu saio daqui e vou direto para a academia. Lá é a minha hora, onde eu não estou para resolver nenhum problema a não ser os meus”, disse.

O refrigerante e os doces foram abolidos da dieta de Ana Karina, que começou a apreciar mais ainda os legumes e a combinação de sabores. “Sempre gostei de cozinhar e fui buscar nos temperos, assim nunca cozinho um prato da mesma forma e vou inventando coisas. Acabei descobrindo que é possível cozinhar comidas gostosas e fitness”.

METAS

Após perder 22 kg a professora tem como meta para 2015 perder mais 15 kg.

INCENTIVO

Amante da comunicação, ao começar a dieta a professora usou a internet para incentivar outras pessoas a ter uma vida saudável, dessa forma o blog Equilibriume sua página em uma rede social serviam como um diário virtual para que ela pudesse compartilhar com todos suas novas experiências e metas.

O exemplo de Ana Karina saiu do virtual e começou a incentivar as pessoas do seu convívio pessoal. O irmão, amigas de trabalho começaram a fazer dieta inspirados na professora. Além disso, pessoas de outras cidades e Estados a procuraram para relatar a importância de a mesma ter dividido sua mudança de vida com todos através da internet.

“Ser um exemplo é muita responsabilidade e eu me sinto às vezes até pressionada onde até as moças do supermercado me perguntam como vai minha dieta. A cidade inteira me vigia! Então resolvi dar uma parada um pouco no blog e uso apenas fotos mostrando o meu avanço em uma rede social”, explicou.

Comentários como “Você sumiu, agora está só a metade de antes”, “Ah então é verdade? Porque achei que as fotos eram montagem”. “Você está mais bonita e mais jovem” demonstram a surpresa das pessoas ao reencontrar a professora 23 quilos mais magra.

“A teoria que diz que todo gordinho é feliz é meio máscara, esconde uma verdade e não passa de desculpa, defendo isso antes mesmo de começar a dieta e me deparar com comentários como esses só reforça mais isso. Na realidade nos sentimos bem quando estamos saudáveis a beleza já vai ser uma consequência. O processo é realizado para você se ver e se sentir melhor”, defendeu.

RECADO

Ana agradeceu as pessoas que vem acompanhando seus avanços e deixou uma mensagem para que todos possam ir atrás de seus próprios resultados. “Enquanto eu fiquei muito tempo olhando o progresso das outras pessoas eu não cheguei a lugar algum, é preciso abrir mão de algumas coisas e pagar o preço para se chegar onde se quer”.

  

 

Facebook
Publicidade