Municípios
SANTANA DO PIAUÍ
Ricardo participa de manifestação em Teresina
A crise na queda dos repasses do FPM vem se acentuando gradativamente desde 2009.
Jailson Dias-Ascom - 28/08/2015

O prefeito de Santana do Piauí, Ricardo José Gonçalves, participa nesta sexta-feira, 28, da manifestação promovida pela APPM em Teresina, cujo objetivo é chamar atenção para a grave crise pela qual passam os municípios piauienses. Gestores de todo o Estado percorreram a Av. Frei Serafim e se concentraram em Frente ao Palácio do Karnak, onde foram recebidos pelo governador Wellington Dias (PT), que se declara ciente dos problemas enfrentados pelos prefeitos.

A crise na queda dos repasses do FPM vem se acentuando gradativamente desde 2009. Para esse ano de 2015 esperava-se um aumento de 28% nos repasses, mas, ao invés, esse acréscimo foi de apenas 3%, absolutamente insuficiente para compensar as perdas, além do pagamento dos servidores, especialmente com o aumento do salário mínimo.

Ricardo frisa que a crise está insustentável, uma vez que municípios 0.6, como Santana do Piauí, sobrevivem exclusivamente do FPM. Além do aumento salarial os prefeitos precisam administrar a “máquina”, educação, saúde, recuperação de estradas. Sempre que possível Ricardo procurar explicar a situação aos munícipes, pois o Governo Federal cobra cada vez mais serviços e atuação, mas oferece menos possibilidade.

A crise pela qual passam os municípios começa a chamar a atenção da imprensa nacional que salienta o fato de as pessoas viverem nas cidades e não na união.

Facebook
Publicidade