Municípios
SANTANA
9ª Marcha do Vaqueiro é realizada em Santana do Piauí
A tradicional marcha é realizada pelos vaqueiros da região com o apoio da prefeitura municipal
Daniela Meneses - 11/09/2015

No dia 07 de Setembro aconteceu a 9ª Marcha do Vaqueiro de Santana do Piauí, a tradicional marcha é realizada pelos vaqueiros da região com o apoio da prefeitura municipal que seguem em uma cavalgada pelas ruas do município e também pela zona rural.

O evento teve início com o café da manhã promovido pelo prefeito de Santana, Ricardo Gonçalves, para os vaqueiros que participavam da marcha e para a população santanense. Em seguida aconteceu a tradicional Missa do Vaqueiro, celebrada pelo Padre José Mayrton, após a celebração os vaqueiros seguiram em cavalgada pelo percurso tradicional da marcha.

Essa foi a primeira celebração do Padre José Mayrton na missa do vaqueiro de Santa, ele comentou sobre a importância de celebrar a cultura do vaqueiro. “Então, ao mesmo tempo que nós celebramos essa missa para os vaqueiros, nós recuperamos essa tradição do povo, do homem do sertão, daquele que desbravou as nossa matas, que trabalhou com suor  com  afinco, arriscando a própria vida para muitas vezes nem receber aquilo  que ele merece, um salário digno, mas faz isso com amor, faz isso de coração e sobrevive apesar de todas as intemperes da nossa região. Essa missa serve para nós resgatarmos os nossos valores religiosos, culturais e ao mesmo tempo dizer a estes homes que eles não ficaram esquecidos no decorrer da história”, declarou o padre.

 Prefeito Ricardo Gonçalves pontuou as parcerias das secretarias de Agricultura, Educação, Assistência Social e Saúde na realização do evento. Ricardo Gonçalves fala da importância de manter a tradição e a cultura do vaqueiro da região de Santana do Piauí.

“O sentimento maior de dever realizado, consciência tranquila a gente proporcionando a cultura do vaqueiro, promovendo a valorização também dessa cultura nordestina do nosso sertão do Piauí e também do sertão de Santana do Piauí, então é com bastante satisfação que a gente realiza esse evento. A cada ano que passa a gente observa que aumenta a quantidade de vaqueiros, tanto do município como de vaqueiros  visitantes, são vaqueiros que vem de Picos, por exemplo,  de Santa Cruz do Piauí, Dom Expedito Lopes, São José do Piauí. Então cada ano que passa a gente ver um crescimento desse grande evento”, finalizou o prefeito.

IMAGENS DA FESTA AQUI

Facebook
Publicidade