Municípios
PATOS DO PIAUÍ
Encontro regional da CIR é realizado em Patos do Piauí
A comissão da CIR é um órgão de instância colegiada, não partidária, de natureza permanente, cujas decisões são tomadas por consenso, em conformidade com as disposições estabelecidas pelo Pacto Pela Saúde
Daniela Meneses - 13/05/2016
Reprodução
Prefeito Agenilson Dias

O município de Patos do Piauí sediou na manhã de terça-feira, 10, o encontro da Comissão Intergestora Regional – CIR. A comissão é formada  por 42 secretários municipais de Saúde dos municípios que compõe o Território do Vale do Guaribas. A comissão da CIR é um órgão de instância colegiada, não partidária, de natureza permanente, cujas decisões são tomadas por consenso, em conformidade com as disposições estabelecidas pelo Pacto Pela Saúde, constituindo-se em um espaço de planejamento, pactuação, e co-gestão solidária entre os gestores municipais.

As reuniões aconteciam na cidade Picos, no entanto, a comissão decidiu por realizar encontros uma vez por mês nas cidades participantes da macrorregião.  Em cada reunião é discutida um pauta, focando a problemática que os gestores enfrentam. Nesse encontro, a pauta discutida foi o  sistema de regulação de consultas do gestor maior, que é Picos, que segundo a CIR, a prestação de serviço não tem sido satisfatório.  Ao término de cada encontro, tudo o que foi discutido e as reivindicações são registrados em ata e assinados por todos os participantes e enviado a resolução para o órgão competente.

Nessa etapa, em Patos, o encontro aconteceu na sede do CRAS e foi conduzido pela presidente da CIR, Maria Valdete Lima, que é secretária de Saúde do município de Ipiranga do Piauí, e pelo vice-presidente, Valterni Angelim, que é secretário de saúde do município de Queimada Nova do Piauí.

A abertura foi feita pelo prefeito municipal, Dr. Agenilson Dias, que é médico. O gestor deu as boas vindas aos participantes e destacou a importância da reunião diante de tantas dificuldades existentes no município de Patos, assim como em todos os outros.

“É muito importante esse encontro, porque, em termos de instruções dos problemas locais, acredito que os outros municípios não são  diferentes do nosso. Acredito, ainda, que hoje, em relação a  atenção básica municipal, a população  está muito bem assistida nos municípios, mas, como dependemos de transferências de pacientes, tanto para os hospitais regionais de Jaicós e Picos, os municípios estão encontrando uma grande dificuldade, principalmente na questão do agendamento de consultas  e exames especializados  na cidade de Picos, e esse é o  momento de discutimos e juntos tentarmos  buscar soluções para resolver esses problemas que vem ocorrendo ao longo dos anos”, disse.

 

 

Facebook
Publicidade