Municípios
PADRE MARCOS
Dia ‘D’ abre a campanha de vacinação em Padre Marcos com grande procura
O evento de abertura evento que reuniu profissionais da saúde e foi realizado no Centro Social Urbano
Daniela Meneses - 14/05/2016
Reprodução
Jozélia Macedo, secretária de Saúde Padre Marcos

A Campanha de Vacinação contra a gripe começou oficialmente neste sábado (30), no município de Padre Marcos, com a realização do Dia D de mobilização, pela Secretaria Municipal de Saúde.

O evento de abertura evento que reuniu profissionais da saúde e foi realizado no Centro Social Urbano. Logo no primeiro dia, a procura foi muito grande e dezenas de pessoas foi imunizadas. Um café da manhã foi servido para acolher as pessoas.

Segundo a secretária de Saúde, Jozélia Macedo, o município iniciou bem a Campanha. “Tivemos uma grande procura logo no primeiro dia. Dois fatores contribuíram para isso: a mobilização que fizemos informando as pessoas que se enquadram na Campanha, e a feira livre que acontece hoje. Com isso, muitas pessoas, não apenas da cidade, como do interior, que estão na feira, aproveitaram a oportunidade para se vacinar”, explicou.

Ainda de acordo com a secretária, no município, deverão se vacinar crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, gestantes, idosos, mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas e profissionais de saúde.  A Campanha vai até o dia 20 de maio e a meta do município é vacinar pelo menos 80% dessas pessoas.

A escolha dos grupos prioritários, segundo a pasta, segue recomendação da Organização Mundial da Saúde e é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias. A vacina contra a gripe imuniza contra três tipos da doença: A/H1N1, A/H3N2 e influenza B.

No entanto, além da vacinação, a população deve adotar outras medidas de prevenção para evitar a infecção por influenza. Medidas de higiene, como lavar sempre as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias, são algumas destas medidas.

Facebook
Publicidade