Municípios
DOM EXPEDITO LOPES
Social de Dom Expedito realiza caminhada em alusão ao “18 de maio”
O evento faz referência ao Dia Nacional de Combate a Exploração de Crianças
Daniela Meneses - 19/05/2016
Foto: Daniela Meneses
Caminhada em alusão ao 18 de Maio

A Secretaria de Assistência Social de Dom Expedido Lopes, em parceria com a Secretaria de Educação, realizou na manhã desta quinta-feira (19) uma caminhada em alusão ao Dia Nacional de Combate a Exploração de Crianças.

A caminhada reuniu assistentes sociais, professores, conselheiros tutelares e cerca de 115 alunos da rede municipal de educação que saíram do Ginásio Francisco Belo em direção à Câmara Municipal onde aconteceu uma palestra de esclarecimento sobre o tema e em seguida foi servido u café da manhã.

Um concurso para escolher o melhor cartaz produzido pelos alunos foi feito, a temática era sobre a violência sexual. De acordo com a secretária de Assistência Social do município, Sâmia Moura, o objetivo era despertar nas crianças a ideia de como o abuso pode acontecer. Ela fala da importância de estar referenciando o “18 de Maio”.

“É de grande relevância este trabalho, nós estamos agora fazendo uma premiação dos cartazes, em que todos os alunos se empolgaram em confeccionar, cada um fez a pesquisa, a busca de informação de um assunto que muitos nem tinham conhecimento da importância, que é o 18 de Maio, do combate a exploração sexual das crianças, então para cada aluno é muito importante pois alerta para sinais de abusos que muitos vezes são despercebidos”, comentou Sâmia Moura.

A presidente do conselho tutelar de Dom Expedito Lopes, Ivonete Luiza de Oliveira, afirma que ações que discutem a violência sexual são importantes, pois aumentam as informações sobre o assunto e alertam na detecção de possíveis abusos. A conselheira falou ainda que muitas famílias ainda têm medo ou vergonha de denunciar, mas que este é o passo principal para punir os abusadores.

“Tem crianças que sofrem não apenas o abuso propriamente dito, mas tem outros tipos de abusos, a sempre que vai fazer visitas, a gente pede para os pais observar mais, no colégio a gente sempre pede para o professor procurar aquela criança mais retraída, triste e dessa forma, a gente já conseguiu detectar alguns casos”, completou Ivonete Luiza.

O evento contou ainda com a presença da secretária de Administração, Maria Aparecida de Carvalho; o controlador do município, Glayciano da Silva Luz e vereadores.   

 

Facebook
Publicidade