Municípios
SAÚDE
NASF de Campo Grande do Piauí realiza palestra sobre a valorização da vida e prevenção ao suicídio
Ao final do evento, a psicóloga do NASF Rayane Coelho avaliou o evento positivamente
Da Redação - 24/09/2018
Foto/ CG Notícias

A Prefeitura Municipal de Campo Grande do Piauí, por meio do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), realizou na manhã da última quinta-feira, 20, uma palestra sobre a valorização da vida e prevenção e combate ao suicídio.

No evento em alusão ao Setembro Amarelo, realizado na Sede do NASF, localizado no Bairro Novo Horizonte, os profissionais do Núcleo repassaram aos participantes orientações importantes à cerca do suicídio, os mitos e verdades sobre o suicídio, como reconhecer os sinais de alerta e como agir para ajudar uma pessoa em sofrimento.

Ao abrir o evento, a fisioterapeuta e coordenadora do NASF, Conceição Bezerra, explicou o objetivo da ação. “Esta é a primeira vez que estamos desenvolvendo ações do Setembro Amarelo aqui no NASF. Por causa do índice absurdo de suicídios e do grande número de casos de depressão que tem chegado à nossa psicóloga, decidimos tirar um dia do mês de setembro para desenvolvermos ações de prevenção e combate ao suicídio e de valorização da vida para as pessoas que estão sendo acompanhadas pelo NASF e para toda a população do município”.

Em seguida, a psicóloga do NASF, Rayane Coelho, explicou que o momento não era só de palestra, mas também de reflexão e autoavaliação. “Hoje, resolvemos fazer esse momento, um momento diferente, não só de palestra, mas de reflexão, autoavaliação, e também de espiritualidade, pois temos que trabalhar o corpo e a mente, e também o espírito para que a gente tenha uma boa saúde mental”.

Segundo a psicóloga essa é uma realidade que está presente no nosso município e que precisamos estar em alerta e orientando as pessoas a buscar ajuda profissional.  “Essa é uma realidade que não está tão distante, é uma realidade que está presente no nosso estado, no nosso município, e que a gente tem que estar sempre combatendo, buscando sempre combater esses índices de suicídio, de depressão, de crises de ansiedade, que os adolescentes estão tendo bastante. Estou tendo muitos pacientes com crises de ansiedade, com automutilação, e isso é um ‘pezinho’ para o suicídio. A gente tem que estar sempre em observação e orientando as pessoas a buscarem ajuda”.

“Nesse mês de setembro a gente faz uma alerta para a valorização da vida, pra incentivar e motivar vocês a sempre estar buscando ajuda profissional, tanto do psicólogo quanto do psiquiatra, como também motivando vocês a valorizarem as suas vidas, para que vocês possam sempre estar se motivando, buscando a autoestima, buscando o amor próprio, que são importantes para se tenha uma boa qualidade de vida e uma boa saúde mental”, disse Rayane Coelho.

Finalizando a palestra, foi reproduzida uma música de reflexão, e os participantes foram incentivados a abraçar uns aos outros e expressarem as suas emoções e sentimentos.  Nesse momento final, a psicóloga do NASF também falou de forma individual com cada participante, mostrando que cada um é único, especial, e tem o seu lugar e a sua importância no mundo. “A gente deve esta sempre com essa visão para que possamos estar sempre nos motivando a sempre viver e nunca desistir”, pontuou a psicóloga.

Ao final do evento, a psicóloga do NASF Rayane Coelho avaliou o evento positivamente. “A gente esperava um público bem menor. Já na recepção me senti feliz pela quantidade de pessoas que vieram participar. Se eles vieram é por que eles queriam informações, eles necessitavam de informações sobre depressão, que é um tabu. O suicídio ainda está sendo um tabu, que a gente tem que quebrar, e a gente quebra esse tabu é falando, é conhecendo, é informando, para que eles possam ajudar e repassar essas informações a outras pessoas”, concluiu o a psicóloga.

Conceição Bezerra, fisioterapeuta e coordenadora do NASF, também fez a sua avaliação do evento alusivo ao Setembro Amarelo. “O final foi lindo. Muitas pessoas se emocionaram durante o abraço. A gente pôde perceber a carência que as pessoas tem, principalmente as pessoas idosas, elas são muito carentes de amor, de atenção e de carinho.  Com a correria do dia a dia, os filhos não conseguem fazer isso com eles e eles chegam carentes. A gente recebe eles com um sorriso, um bom dia, com abraço e com isso eles não querem nem ter alta. Chega casos de a gente dar alta e em seguida os filhos chegarem dizendo que eles não falam em outro assunto e que querem voltar. Isso de deve, além de a prestação de um atendimento de qualidade, ao amor e a atenção que a gente transmite  pra eles”.

“Eles se sentem bem em serem acompanhado pelo NASF. Isso nos deixa muito gratos com tudo que está acontecendo com o trabalho da gente. Esse é um trabalho em equipe, a equipe do NASF trabalha em conjunto, procurando sempre o melhor pra sociedade de Campo Grande”, concluiu a coordenadora do NASF.

Também participaram da ação, o fonoaudiólogo Josnaiel, a atendente Débora Cristina e a auxiliar de serviços gerais Josina Macêdo.

CG Notícias

Facebook
Publicidade