Municípios
ODS
Seminário discute planejamento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em Patos do Piauí
O Seminário, promovido pelo Governo do Piauí e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), em parceria com a Prefeitura Municipal
Da Redação - 29/07/2019
Foto/ Cidadesnanet

Na última quarta-feira, 25, iniciou no município de Patos do Piauí, o Seminário para planejamento  e implementação, do chamados Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O evento, realizado no auditório do CRAS, prosseguiu até o dia 26 de julho e contou com a participação de profissionais das Secretarias municipais, bem como,  representantes de igrejas e Associações.

O Seminário, promovido pelo Governo do Piauí e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud),  em parceria com a Prefeitura Municipal,  tratou  do inserção da ODS, dentro da  próximo Plano Plurianual (PPA).

O evento acontecerá nos 16 municípios do Vale do Itaim, para orientar os  gestores municipais sobre Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os ODS´s fazem parte de uma agenda aprovada por líderes de todo o mundo para a promoção da paz e da liberdade por meio da governança democrática, preservação da natureza e erradicação da pobreza. Para isso, os países se comprometem a criar políticas públicas que promovam a prosperidade e levem em conta não apenas questões econômicas, mas também sociais e ambientais.

A agenda é composta por 17 metas que vão da eliminação da fome e garantia de uma educação de qualidade ao estímulo à industrialização sustentável e revitalização de projetos feitos em parceria global.

Em entrevista, o consultor do PNUD, Marcelo Gonçalves, que ministra o seminário  falou sobre o objetivo. “Nestes dois dias, vamos capacitar  os técnicos do município, associações e sindicatos, a construir o PPA, elaborando esse sistema de planejamento, integrado a ODS. Onde  essa ação está sendo realizada nos territórios do  Piauí, para que  os PPA´s tanto dos municípios, quanto  do estado,   conversem  para facilitar a inserção de recursos  para as cidades”, explicou.

Ainda segundo ele,  após  os seminários, os municípios vão assumir com o Pnud,  uma agenda de compromissos para a inserção  e alteração dos PPA´s,  para que haja o alinhamento de ambos.  “Hoje  o PAA  de Patos está com mais ou menos 20% de ações  alinhadas ao ODS, o a nosso principal objetivo é que esse percentual se eleve”, finalizou.

O coordenador do escritório do Programa PNUD em Teresina, Maurilo Oliveira, também mediador do evento, afirma que a o Pnud e Governo estadual estabeleceram uma nova estratégia envolvendo o desenvolvimento territorial. “ O ODS, forma a agenda 2030, que é formada pelos Objetivos e suas metas, onde buscam fundamentalmente gerar desenvolvimento sustentável, reduzir as desigualdade e proteger o nosso planeta  para a futuras gerações”, relatou.

“A gente busca a partir de um  diagnóstico,  que  trazemos,  trabalhar esse planejamento, e partir disso tem-se uma referência de como  desenvolver meios para implementar ações  que possam  realmente servir  como aceleradores de desenvolvimento do município de Patos”, finalizou Maurilo.

Inicialmente, as ações do Projeto ODS serão executadas em três territórios: Serra da Capivara (18 municípios), Cocais (22 municípios) e Chapada Vale do Rio Itaim (16 municípios). O coordenador explicou que esses foram escolhidos por apresentarem os menores índices de desenvolvimento humano apesar de terem potencial de crescimento econômico.

 No momento, apenas o Vale do Rio Itaim está com o projeto em andamento; os demais aguardam o engajamento de novas parcerias e a mobilização de recursos.

Cidades na Net

Facebook
Publicidade