Saúde
ENCERRAMENTO
Saúde de Picos realiza encerramento do Outubro Rosa
Evento aconteceu no salão da igreja da Cohab com os usuários da Unidade Básica de Saúde do bairro Paraibinha
Da Redação - 31/10/2019
Foto/ CCOM/ Daniel Holanda

A Secretaria Municipal de Saúde realizou na tarde da última quarta feira(30), uma programação de encerramento da Campanha Outubro Rosa de Combate e Prevenção ao câncer de mama. O evento aconteceu às 16:30h no salão da igreja da Cohab com os usuários da Unidade Básica de Saúde do bairro Paraibinha.

Na ocasião foi ministrada uma palestra de prevenção de prevenção do câncer de mama pelos profissionais da saúde,  além de atividades educacionais de prevenção e terapia de lazer. A realização do evento contou com a parceria Secretaria de Saúde e Assistência social.

A aposentada e dona de casa, Giselia Rodrigues, de 78 esteve presente no evento e tirou um tempo para aconselhar as mulheres no combate ao câncer.“ Eu quero dá um conselho para todas as mulheres a partir de 40 anos nós temos que conscientizar e fazer um exame de mama porque é uma prevenção. É melhor prevenir de que tratar.”, destacou a aposentada.

Ao longo do mês foi trabalhado atividades de prevenção nas 36 Ubs e vale lembrar que apenas o mês alusivo à campanha teve seu encerramento. Os cuidados devem ser tomados durante todo o ano para que estas doenças não venham a ceifar a vida de mais mulheres.

“Hoje é encerramento do Outubro Rosa, aí vim a convite do grupo de idosos do bairro Cohab, a gente sempre desenvolve essas atividades voltada para saúde dos idosos”, explicou a Coordenadora da Saúde do Idoso, Micherla Brito.

O câncer de mama é segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino.

Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.

Os principais sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

CCOM / Daniel Holanda

Facebook
Publicidade