Saúde
PANDEMIA
Profissional da saúde testa positivo e é o primeiro caso de coronavírus de uma pessoa que reside em Picos
Prefeito e Secretário de Saúde confirmaram que o exame foi realizado em Teresina
Da Redação - 15/04/2020
Foto/ Reprodução Internet

Como as autoridades locais de Vigilância Sanitária e Saúde já esperavam, mais cedo ou mais tarde, o coronavírus chegou oficialmente na cidade de Picos.

Na tarde desta quarta-feira (15), o prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT) e o Secretário Municipal de Saúde, bioquímico, Dr. Júnior Santos, em entrevista coletiva no CIEM (Centro Integrado de especialidades Médicas) e em Nota e vídeos confirmaram o primeiro caso de COVID-19 em uma pessoa residente no município.

O secretário, Dr. Júnior, informou que a pessoa contaminada pelo coronavírus é uma profissional que trabalha na área da saúde, no entanto ele não revelou a formação da paciente.

“Ela trabalha em Teresina, dá plantão em Teresina e possivelmente deve ter contraído esse vírus na cidade de Teresina ou em contato com alguém aqui na própria cidade de Picos. Essa pessoa foi dar o plantão lá na cidade de Teresina e lá no próprio hospital que ela dá o plantão fez o exame e o teste deu positivo”, relatou.

O gestor acrescentou ainda que as informações que chegaram a Secretaria Municipal de Saúde de Picos é que a paciente está assintomática, ou seja, não manifestas os sintomas do coronavírus como tosse seca, febre e falta de ar.

(Foto/ Reprodução/ Nota confirmando primeiro caso de COVID-19 em Picos)

“É um caso leve ainda, mas já está dando positivo, está contaminando as pessoas e nossa vigilância epidemiológica já foi acionada desde Teresina pela  Central do COVID aqui no Piauí, onde já estamos todos atentos para que logo que essa pessoa chegue aqui na cidade de Picos conversarmos com ela, darmos as orientações que ela já recebeu na Capital, mas que nós aqui vamos reforçar  e vamos fazer aqui todo o monitoramento. Que a população fique tranquila que nós continuaremos trabalhando, continuaremos atentos”, pontuou Dr. Júnior.   

Já o prefeito, Padre Walmir, reforçou a necessidade dos moradores de Picos agora mais que nunca manterem o isolamento social evitando sair de casa.

“Isso só reforça nossos cuidados a nossa tese de que precisamos ficar em casa, o isolamento, evitar qualquer tipo de contato, é rápido para se espalhar por isso, por favor, que com essa notícia cada um possa fazer mais e mais da sua parte que possível para que a gente não veja esse colapso acontecer em nossa cidade. Fiquem em casa”, orientou.

Veja vídeo do Secretário de Saúde de Picos:

Facebook
Publicidade