Saúde
SAÚDE MENTAL
Psicólogo da SMS dá dicas de como manter a saúde mental durante a quarentena
“Busque fazer algo que você goste. Trabalhe suas habilidades. Faça algo que lhe dê prazer e sensação de bem estar”, orienta o profissional
Da Redação - 16/04/2020
Foto/ CCOM
Psicólogo da Secretaria Municipal de Saúde de Picos, Robson Dias.

Com o propósito de conter a proliferação da COVID-19, várias pessoas estão passando pelo isolamento social, só saindo de casa para atividades de extrema urgência, como ir ao supermercado, farmácia e ao médico.

Conforme a Organização Mundial de Saúde o isolamento ainda é a melhor maneira de evitar a expansão da doença, no entanto, o distanciamento social pode afetar a saúde mental das pessoas de diversas maneiras. Para ajudar a manter a saúde mental equilibrada, o psicólogo da Secretaria Municipal de Saúde de Picos, Robson Dias, dá algumas dicas de como manter a saúde mental saudável durante a quarentena.

Robson orienta as pessoas adotarem alguns hábitos para preservar a saúde mental. “O isolamento social repercute um pouco na saúde mental, então faz necessário que adotemos algumas medidas para preservar a nossa saúde mental. Visto que nesse momento de pandemia muitas pessoas apresentam medos, estresse e nível de ansiedade muito elevado”, afirma o psicólogo.

Tentar se exercitar associado de uma a alimentação saudável é essencial para controlar a ansiedade, como orienta Robson. “Primeiramente a gente tem que cuidar da nossa saúde mental. Tentar praticar exercícios e se alimentar de uma forma saudável. A pratica do exercício físico vai fazer com que a nossa mente desenvolva de certa forma uma maneira mais saudável”.

Outras dicas do psicólogo

Busque fazer algo que você goste. Trabalhe suas habilidades. Faça algo que lhe dê prazer e sensação de bem estar. Então se você tem alguns hobbies, e esses hobbies podem ser feitos dentro de casa, tente-os desenvolver. É importante aproveitar esse momento para colocamos às coisas em ordens. “Esse momento faz com que refletimos um pouco mais sobre as coisas que fizemos de certo ou errado, então buscamos potencializar aqueles comportamentos que fizemos correto, e tentamos minimizar os comportamentos errados”, dicas do psicólogo.

O psicólogo orienta ainda sobre de excesso informações veiculado nos meios de comunicação. “O excesso de informação podem estar elevando o nível de ansiedade, nossos medos e nossos estresses, então é fundamental que a gente filtre mais essas informações”.

Durante o isolamento, é importante que as pessoas utilizem mais as redes sociais para se comunicarem. “As redes sociais e as tecnologias de informação e comunicação podem facilitar muito a comunicação, então nesse tempo de isolamento busquem se conectarem mais com as pessoas, faça aquela chamada de vídeo para aquele parente distante, aquele amigo que está com dias que não conversou”. Finaliza o psicólogo.

CCOM/ Daniel Holanda

Facebook
Publicidade