Saúde
ÓBITO
Idosa recém-chegada de passeio em São Paulo é a primeira vítima fatal do coronavírus em Picos
Ela residia na zona rural de Picos
Da Redação - 18/04/2020
Foto/ Portal O Povo
Mulher tinha 79 anos

Infelizmente neste sábado, dia 18 de abril de 2020, noticiamos que o primeiro óbito provocado pela pandemia do coronavírus foi registrado na cidade de Picos.

A vítima é uma idosa de 79 anos, que segundo familiares, chegou a cerca de 15 dias de um passeio na cidade de São Paulo.

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), em Nota disse que a vítima residia na zona rural, mas não informou a localidade, e que a mesma tinha histórico de hipertensão.

Ela deu entrada no Hospital Regional Justino Luz com quadro de febre alta e falta de ar na noite de quinta-feira (16), as 22h40min, vindo a óbito por volta das 23h15min.

Depois do óbito foi feito o exame que teve o resultado positivo para coronavírus confirmado no dia de hoje.

Em Nota a Secretaria Municipal de Saúde de Picos (SMS), informou que a idosa tinha comorbidades e esteve por mais de 30 dias em São Paulo, vindo apresentar os sintomas do COVID-19 após 13 ou 14 dias de seu retorno a Picos.

“Segundo familiares, foram cumpridas todas as orientações e recomendações recebidas no hospital como isolamento, sepultamento, conforme protocolos de biossegurança. O município de Picos está monitorando todos contactantes e adotando todas as medidas cabíveis, conforme protocolos do Ministério da Saúde”, consta na Nota da SMS, assinada pelo Secretario Municipal de Saúde, bioquímico, Dr. Júnior Santos.

Em um vídeo compartilhado nas redes sociais o prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), lamentou a morte da idosa e reforçou a necessidade de se manter o isolamento social no município.

“Isso reforça a nossa tese, ainda que combatendo muitas vezes a duras penas as críticas, a teimosia de algumas pessoas, até de parlamentares insistindo em reabrir tudo contra o isolamento. O que nós precisamos fazer é ficar em casa. Nós todos estamos correndo risco. Nós não conhecemos, não sabemos quem está ou não está com o coronavírus. É necessário que nós fiquemos isolados e fiquemos em casa para que de fato nós possamos vencer juntos essa batalha”, pontuou o Padre Walmir.

Vídeo compartilhado por Padre Walmir:

2º Caso

Esse foi o segundo caso de COVID-19, sendo o primeiro óbito, registrado na cidade de Picos.

Uma profissional de saúde, que reside em Picos e trabalha em Teresina, já havia se curado após ter testado positivo para a doença na última quinta-feira.

Confira a Nota da SMS: 

(Foto/ Nota divulgada pela SMS de Picos)

Números do coronavírus em Picos:

(Foto/ Reprodução SMS/ Números do coronavírus no Município)

Números do coronavírus no Piauí:

(Foto/ Reprodução SESAPI/ Dados do COVID-19 no Estado)

Facebook
Publicidade