Saúde
IMUNIZAÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS
Secretaria de Saúde lamenta a aglomeração e a formação de longas filas da população na busca pela vacina contra COVID
Muitas pessoas chegaram a dormir na porta dos locais de vacinação
Da Redação - 23/03/2021
Foto/ Josimar Santana
Fila na frente e imediações do Mário Martins no bairro Junco

Desde a tarde de ontem (22), causou um grande espanto na cidade de Picos a quantidade de pessoas aglomeradas na porta do CEEP Petrônio Portela (PREMEM), no bairro Canto da Várzea, e da Unidade Escolar Mário Martins, no bairro Junco, em busca de conseguir uma vaga para vacinação de idosos de 75 a 79 anos, contra o novo coronavírus, sendo que a imunização estava marcada para iniciar nesta terça-feira (23).

Muitos parentes e até mesmo idosos chegaram a dormir na fila em busca de uma senha para garantir a vacinação sua ou do ente querido, tendo em vista que a quantidade de vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde não atende todo o público alvo dessa e de nenhuma etapa da campanha contra a COVID-19.

A falta de informações concretas e de organização quanto a disponibilização das senhas para vacinação dos idosos provocou muito tumulto na porta dos locais de vacinação.

A situação causou espanto e preocupação na Secretaria Municipal de Saúde, que conforme a Assessoria de Imprensa, não havia autorizado a entrega de senhas na tarde e noite desta segunda-feira.

Na manhã de hoje, em Nota, a SMS lamentou esse cenário de aglomeração, que propicia a proliferação do coronavírus, e se solidarizou com os picoense nesse momento de muita ansiedade por conta de uma doença que já provocou a perda de 109 vidas no município.

“Reiteramos que a quantidade de doses está sendo determinada e enviada pelo Ministério da Saúde, e está sendo insuficiente para suprir a demanda de cada faixa prioritária, também determinada pelo MS e baseada em dados defasados de um Censo de vários anos atrás”, pontuou a Secretaria de Saúde na Nota.

(Foto/ Reprodução WhatsApp/ Muitas pessoas dormiram na fila no PREMEM para conseguir uma senha)

Na Nota a pasta também disse compreender a preocupação da população e que se solidariza neste momento, no entanto, frisou que não resta outro caminho senão respeitar as determinações dos órgãos Federais e Estaduais, além de pedir  que a população siga o cronograma destinado aos postos.

“Chegando o mais cedo possível, mas sem a necessidade de passar a noite em filas que geram aglomerações e trazem risco elevado de contaminação, exatamente o que nossa imunização quer prevenir”, acrescentou.

A SMS ainda garantiu que está estudando um meio de contornar essa situação da melhor forma possível, mas reiterou que enquanto a quantidade de doses for menor que a demanda será inevitável a formação de filas.

“Estamos trabalhando incessantemente para conseguir imunizar toda a população picoense, por isso somos uma das poucas cidades do Piauí e do Brasil que aderiram ao consórcio de vacinas, para estarmos prontos para adquirir o imunizante para todos os picoenses assim que for liberado para compra”, ressalta a Nota.

Na manhã de hoje colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde estiveram tanto no PREMEM como no Mário Martins para organizar as filas e distribuir as preciosas senhas.

No PREMEM foram distribuídas 250 senhas. Já quanto ao Mário Martins ainda estamos aguardando um posicionamento da Assessoria da SMS em relação a quantidade de senhas disponibilizadas para hoje.

(Foto/ Antônio Rocha/ TV Clube/ Na manhã de hoje situação foi organizada no PREMEM)

Confira a Nota da SMS:

Facebook
Publicidade