Saúde
SENSIBILIZAÇÃO DO GOVERNADOR
Governo inicia distribuição de vacinas para imunizar trabalhadores da Educação no Piauí
A vacinação terá início no dia 1º de junho com profissionais que trabalham na educação e tenham idade entre 55 a 59 anos
Da Redação - 28/05/2021
Foto/ Ccom Marília Andrade
A ideia é que a primeira remessa de distribuição das vacinas para o grupo será entregue aos municípios nesta sexta-feira (28)

A vacinação contra a Covid-19 para trabalhadores da educação foi aprovada, nesta quarta-feira (26), pela Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Piauí (CIB-PI) e terá início a partir do dia 1º de junho com profissionais que trabalham na Educação do ensino básico e tenham idade entre 55 e 59 anos.

A decisão partiu da sensibilização do governador Wellington Dias com a categoria, observando os critérios epidemiológicos e o número de trabalhadores contaminados. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), iniciará a distribuição aos municípios das doses destinadas aos trabalhadores da educação ainda nesta quinta-feira (27), prosseguindo nesta sexta-feira (28). A primeira etapa prevê vacinar 10% do público-alvo, um pouco mais de cinco mil profissionais.

A ideia é que a primeira remessa de distribuição das vacinas para o grupo será entregue aos munícipios nesta sexta-feira (28), podendo os municípios iniciarem a imunização do grupo a partir do dia primeiro de Junho.

O secretário Florentino Neto fala que o Piauí sempre esteve na luta para iniciar a imunização dos trabalhadores da educação e que após trabalho conjunto do Governo do Estado do Piauí, por meio da Sesapi e da Seduc, a imunização desse grupo irá se iniciar. “É com grande alegria que anunciamos o início da vacinação do grupo de trabalhadores da educação do Piauí. Durante esses dias 27 e 28 estaremos distribuindo 10% das doses suficientes para suprir a estimativa dos trabalhadores da educação que atuam no ensino básico aqui no estado, e a partir do dia primeiro de Junho teremos esses profissionais começando a serem imunizados contra a Covid-19”, explicou o Secretário de Saúde.

A primeira remessa conterá o necessário para a primeira dose de 10% dos trabalhadores de educação do Piauí, de acordo com o Plano Nacional de Imunização o estado apresenta um total de 53.274 pessoas para serem imunizadas neste grupo.

De acordo com o secretário da Sesapi, Florentino Neto, após a conclusão da primeira etapa, a vacinação seguirá descendo pela faixa etária até vacinar todos os trabalhadores da Educação do Piauí. “Vamos iniciar a vacinação dos professores e demais trabalhadores da Educação. Serão 10% desses profissionais vacinados na primeira etapa, que terá início no dia 1º de junho e vamos vacinar inicialmente os trabalhadores da educação de 55 a 59 anos. A partir daí, nas outras etapas, vamos reduzindo a idade e, consequentemente, vamos vacinar todos os nossos profissionais da educação”, afirmou o gestor.

O superintendente da Atenção Primária à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães, ressaltou que, neste primeiro momento, serão vacinados apenas os trabalhadores da educação básica. “Serão vacinados os trabalhadores da educação infantil, fundamental, ensino médio e de jovens e adultos (EJA). Os trabalhadores da Educação Superior entram depois. O Estado irá enviar as doses das vacinas disponíveis e os municípios vão criar uma organização de vacinação junto com as secretarias de educação municipais e escolas privadas”, frisou.

Confira a Nota Técnica com orientações para a vacinação

Ccom/ Marília Andrade

Facebook
Publicidade