Geral
MULHERES
Projeto vai capacitar profissionais da segurança pública para atendimento às mulheres vítimas de violência
O projeto tem o objetivo de capacitar agentes de segurança do Piauí para que eles ofereçam um atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência, sobretudo aqueles que já atuam nas unidades da Casa da Mulher Brasileira
Da Redação - 23/06/2023
Foto/ Ccom

A Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (Sempi) realizou, nessa quinta-feira (22), o lançamento do projeto “Elas Vidas Seguras”. A iniciativa é uma ação realizada  pelo Núcleo de Estudos em Gênero e Desenvolvimento (Engendre) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com a Secretaria da Segurança Pública.

O projeto tem o objetivo de capacitar agentes de segurança do Piauí para que eles ofereçam um atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência, sobretudo aqueles que já atuam nas unidades da Casa da Mulher Brasileira, nos municípios de Teresina, São Raimundo Nonato e Picos.

“Queremos oferecer um serviço mais acolhedor e humanizado, com esse olhar diverso sobre a sociedade, que contemple gênero, raça e diversidade. O curso discute também os padrões de masculinidade e a rede de atendimento especializada. Inicialmente, três territórios serão contemplados: Entre Rios (Teresina); Vale do Guaribas (Picos) e Serra da Capivara (São Raimundo Nonato)”, explica a secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa.

Conduzido pelo Engendre, o curso apresenta três eixos temáticos em seu conteúdo programático: a conceituação de gênero; as masculinidades; e a rede de atendimento às mulheres. “Temos esse conhecimento que advém do estudo e do desenvolvimento de pesquisas em relação às questões de gênero e agora compartilhamos esses saberes nesse curso voltado para os agentes de segurança que atuam na política de combate e enfrentamento à violência contra as mulheres”, ressalta a pesquisadora e integrante do Engendre, Bárbara Johas.

Ccom

Facebook
Publicidade