Polícia
SEGURANÇA
Piauí está entre os 10 estados com menor número de mortes violentas do Brasil
Piauí registra queda no número de mortes violentas dos últimos quatro anos
Da Redação - 17/08/2023
Foto/ Arquivo

O Estado do Piauí registrou a maior queda no número de mortes violentas intencionais (MVI) dos últimos quatro anos. Segundos os dados do Monitor da Violência, o primeiro semestre de 2023 apresentou uma queda de 0,5% no número total de casos. Entre janeiro e julho de 2022, foram registradas 375 mortes violentas, no mesmo período deste ano, foram 373 casos.

A região Nordeste apresentou queda de 6,3% no número de assassinatos na comparação entre os dois períodos. O Piauí foi o estado que registrou o 2º menor número absoluto de mortes violentas na região nordeste, atrás apenas do estado de Sergipe.

Na comparação com outros estados, o Piauí apresentou o 9º menor número total de mortes. Ao todo, no Brasil, 19.695 pessoas foram assassinadas entre janeiro e julho de 2023. Em 2022, no mesmo período, foram 20.312 casos. No Brasil, a queda foi de 3,4%.

Para o gerente de Análise Criminal e Estatística da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí, delegado João Marcelo Brasileiro, os dados confirmam a tendência de redução da criminalidade no Estado do Piauí.

“Acompanhamos diariamente os números de mortes violentas intencionais, o estado do Piauí, segue uma tendência de queda. Comparando com a nossa previsão e com a média dos outros anos, acreditamos que até o final do ano teremos uma redução ainda maior”, explicou o gerente.

De acordo com o Secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, estão sendo desenvolvidas ações estratégicas que possibilitam a redução dos índices de criminalidade em todo o estado.

“A expectativa é que no próximo semestre tenhamos números ainda melhores, estamos trabalhando para reduzir todos os tipos de crimes no estado do Piauí. Devemos ressaltar que essa redução só é possível, devido ao aumento do efetivo das forças de segurança, a aquisição de viaturas, equipamentos e investimento em inteligência”, pontuou o gestor.

Ccom

Facebook
Publicidade