Saúde
REFORÇO
Sesapi orienta que população prioritária retorne aos postos de saúde para tomar dose de reforço da Covid
Mesmo sem registros de casos no Piauí, os órgãos de vigilância da Sesapi estão em alerta e chamam a população para receber a dose de proteção
Da Redação - 08/12/2023
Foto/ Ccom

Seguindo recomendação da Nota Técnica Nº 83/2023, da Coordenação-Geral de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, do Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) orienta à população de 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade, que tenham recebido a última dose do imunizante há mais de 6 meses, que retornem aos postos de saúde e tomem mais uma dose da vacina bivalente.

Mesmo sem registros, no Piauí, de casos das duas novas sublinhagens de uma variante da Covid-1 - a JN.1 e a JG.3, que já circula pelo Brasil, os órgãos de vigilância da Sesapi estão em alerta e chamam a população para receber a dose de proteção.

“A vacinação é o principal meio de proteção contra a doença. Portanto, o fato de não termos casos dessas novas sublinhagens não quer dizer que devemos relaxar com a imunização, por isso, chamamos esse público específico para retornar aos postos de saúde e tomar mais uma dose da vacina bivalente”, lembra Cristiane Moura Fé, Diretora de Vigilância em Saúde, da Sesapi.

A Coordenação de Imunização da Sesapi destaca que está com o abastecimento das vacinas bivalente em dia e que, semanalmente, realiza o repasse aos municípios. “Todas as vacinas disponíveis atualmente no SUS são eficazes contra variantes que circulam no país, prevenindo sintomas graves e mortes, e a Sesapi está sempre abastecendo os municípios com os imunizantes enviados pelo ministério para que os mesmos realizem a vacinação da população”, destaca a coordenadora de Imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro.

Ccom

Facebook
Publicidade