Saúde
SAÚDE
Hospital Regional de Picos volta a realizar cirurgias de fratura de fêmur e joelho
As medidas visam ao fortalecimento do programa Linhas de Cuidado ao Trauma, criado em outubro de 2023, pela Sesapi
Da Redação - 27/02/2024
Foto/ Ccom

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) ampliou a complexidade das cirurgias de traumas ortopédicos realizadas no Hospital Regional Justino Luz, em Picos. Agora, a unidade também passa a ofertar procedimentos cirúrgicos de fratura de fêmur e joelho aos pacientes da região.

Com o retorno das cirurgias de fêmur e joelho, a expectativa é que haja uma redução do tempo de espera dos pacientes dos municípios do território do Vale do Rio Guaribas por esses procedimentos, além de se evitar a transferência para unidades de saúde de Teresina.  

“Antes, esses casos eram encaminhados para a Central de Regulação e o paciente permanecia internado, aguardando uma vaga em Teresina. O que estendia o tempo de estadia do paciente na unidade hospitalar e, consequentemente, aumentava o risco de infecção e ainda os custos do hospital”, pontua Ana Lígia Meira, diretora-geral do Hospital Regional Justino Luz.

As medidas visam ao fortalecimento do programa Linhas de Cuidado ao Trauma, criado em outubro de 2023, pela Rede de Urgências e Emergências (RUE) da Sesapi. Desde sua implementação, houve uma redução de 49% no número de pacientes na fila de regulação na rede estadual.

“Estamos disponibilizando todo o material ortopédico necessário para assegurar a realização desses procedimentos nos hospitais do interior e evitar a transferência para a capital”, afirmou Dirceu Campêlo, superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi.

Além da descentralização dos serviços de cirurgias ortopédicas e a habilitação de Centros de Trauma, o programa também realiza ações de vigilância, prevenção e promoção de saúde, assegurando um acesso de qualidade a esses serviços e, consequentemente, reduzir a morbimortalidade por trauma no estado.

Ccom

Facebook
Publicidade