Nacionais
EDUCAÇÃO
Câmara aprova merenda e transporte escolar para o ensino médio
Ampliação da merenda deve beneficiar 8 milhões de alunos, já a extensão do transporte escolar pode beneficiar 1 milhão de crianças.
Gilberto Nascimento - 06/11/2008

<p> <meta content="text/html; charset=utf-8" http-equiv="Content-Type" /> <meta content="Word.Document" name="ProgId" /> <meta content="Microsoft Word 12" name="Generator" /> <meta content="Microsoft Word 12" name="Originator" /></p> <div align="justify"> <link href="file:///C:%5CDOCUME%7E1%5CWally%5CCONFIG%7E1%5CTemp%5Cmsohtmlclip1%5C01%5Cclip_filelist.xml" rel="File-List" /> <link href="file:///C:%5CDOCUME%7E1%5CWally%5CCONFIG%7E1%5CTemp%5Cmsohtmlclip1%5C01%5Cclip_themedata.thmx" rel="themeData" /> <link href="file:///C:%5CDOCUME%7E1%5CWally%5CCONFIG%7E1%5CTemp%5Cmsohtmlclip1%5C01%5Cclip_colorschememapping.xml" rel="colorSchemeMapping" /><!--[if gte mso 9]><xml> Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE </xml><![endif]--><!--[if gte mso 9]><![endif]--><style type="text/css"> <!-- /* Font Definitions */ @font-face {"Cambria Math"; panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4;} @font-face { panose-1:2 15 5 2 2 2 4 3 2 4;} @font-face { panose-1:2 11 6 4 3 5 4 4 2 4;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal { mso-style-parent:""; margin-top:0cm; margin-right:0cm; margin-bottom:10.0pt; margin-left:0cm; line-height:115%; font-size:11.0pt;"Calibri","sans-serif"; mso-bidi-"Times New Roman";} .MsoChpDefault { mso-bidi-"Times New Roman";} .MsoPapDefault { margin-bottom:10.0pt; line-height:115%;} @page Section1 {size:595.3pt 841.9pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm;} div.Section1 {page:Section1;} --> </style><!--[if gte mso 10]> <style> /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-style-parent:""; line-height:115%; font-size:11.0pt;"Calibri","sans-serif"; mso-fareast-"Times New Roman";} </style> <![endif]--><span>O Plen&aacute;rio aprovou, nesta quarta-feira, proposta que amplia os programas de transporte escolar para os alunos do ensino m&eacute;dio e da educa&ccedil;&atilde;o infantil e o programa federal de merenda escolar para os estudantes do ensino m&eacute;dio. Hoje, esses programas s&atilde;o restritos aos alunos do ensino fundamental.</span></div> <p align="justify"><span>A mat&eacute;ria foi aprovada na forma de um substitutivo do deputado Nazareno Fonteles (PT-PI) ao Projeto de Lei 1659/07, do deputado Elismar Prado (PT-MG), e ainda ser&aacute; votada pelo Senado. Fonteles incorporou ao texto integralmente o Projeto de Lei 2877/08, do Poder Executivo.</span></p> <div align="justify"><span>Em rela&ccedil;&atilde;o &agrave; alimenta&ccedil;&atilde;o, o governo prev&ecirc; que sejam beneficiados cerca de 8,2 milh&otilde;es de alunos com custo estimado em R$ 362 milh&otilde;es ao ano. Os n&uacute;meros podem variar ano a ano porque as contas s&atilde;o feitas pelo total de matr&iacute;culas.</span></div> <div><strong>&nbsp;</strong></div> <div><strong>Card&aacute;pio saud&aacute;vel</strong></div> <p align="justify"><span>A novidade da proposta &eacute; a defini&ccedil;&atilde;o de diretrizes para o Programa Nacional de Alimenta&ccedil;&atilde;o Escolar (Pnae), privilegiando a alimenta&ccedil;&atilde;o saud&aacute;vel e adequada, a inclus&atilde;o da educa&ccedil;&atilde;o alimentar e nutricional no processo de ensino e a participa&ccedil;&atilde;o da comunidade no controle da qualidade dos alimentos.</span></p> <div align="justify"><span>O card&aacute;pio ser&aacute; elaborado por uma nutricionista, que dever&aacute; dar prefer&ecirc;ncia aos alimentos consum&iacute;veis em seu estado natural (hortifrutigranjeiros) e aos semi-elaborados (sagu, por exemplo). Dentro do princ&iacute;pio da alimenta&ccedil;&atilde;o saud&aacute;vel, os pratos tamb&eacute;m devem respeitar a cultura, as tradi&ccedil;&otilde;es e os h&aacute;bitos alimentares adequados com o objetivo de evitar e prevenir doen&ccedil;as como obesidade, diabetes e hipertens&atilde;o.</span></div> <div align="justify"> <p><span>O Plen&aacute;rio rejeitou emenda do l&iacute;der do PPS deputado Fernando Coruja (SC) que proibia &agrave;s cantinas de escolas p&uacute;blicas vender alimentos n&atilde;o saud&aacute;veis, como guloseimas, refrigerantes e frituras em geral.</span></p> </div> <div align="justify"><span>Outras novidades da proposta aprovada s&atilde;o a observ&acirc;ncia de crit&eacute;rios de sustentabilidade ambiental na produ&ccedil;&atilde;o dos alimentos a serem adquiridos pelo Pnae e o incentivo &agrave; aquisi&ccedil;&atilde;o de g&ecirc;neros produzidos pela comunidade local.</span></div> <p align="justify"><span>A inten&ccedil;&atilde;o &eacute; favorecer a agricultura familiar, sobretudo os pequenos produtores de assentamentos de reforma agr&aacute;ria, as comunidades ind&iacute;genas e as de remanescentes de quilombos. O texto estabelece uma cota m&iacute;nima de 30% das compras para a agricultura familiar, que poder&aacute; ocorrer com dispensa de licita&ccedil;&atilde;o se ocorrer diretamente dos produtores.</span></p> <div align="justify"><strong>Filantr&oacute;picas</strong></div> <p align="justify"><span>A crit&eacute;rio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educa&ccedil;&atilde;o (FNDE), poder&atilde;o ser considerados como da rede p&uacute;blica de ensino os alunos matriculados em creches, pr&eacute;-escolas e escolas do ensino fundamental e m&eacute;dio qualificadas como entidades filantr&oacute;picas ou mantidas por elas. O mesmo enquadramento aplica-se &agrave;s consideradas comunit&aacute;rias mediante conv&ecirc;nio com os estados,Distrito Federal e munic&iacute;pios.</span></p> <p align="justify"><span>Segundo a proposta, os recursos para a compra de alimentos ser&atilde;o repassados em parcelas aos entes federados e &agrave;s escolas federais diretamente pelo FNDE, que exercer&aacute; a fiscaliza&ccedil;&atilde;o em conjunto com o Tribunal de Contas da Uni&atilde;o (TCU) e o sistema de controle interno do governo federal por meio de auditorias anuais por amostragem e outros m&eacute;todos.</span></p> <p><strong>Conselhos</strong></p> <p align="justify"><span>Estados, Distrito Federal e munic&iacute;pios dever&atilde;o criar Conselhos de Alimenta&ccedil;&atilde;o Escolar (CAE), que ser&atilde;o &oacute;rg&atilde;os fiscalizadores e deliberativos, compostos por representantes do Poder Executivo; das entidades de docentes e discentes; de trabalhadores na &aacute;rea de educa&ccedil;&atilde;o; de pais de alunos; e de entidades civis organizadas.</span></p> <div align="justify"><span>O mandato ser&aacute; de quatro anos, sem remunera&ccedil;&atilde;o. Entre as atribui&ccedil;&otilde;es do conselho est&atilde;o acompanhar e fiscalizar a aplica&ccedil;&atilde;o dos recursos destinados &agrave; alimenta&ccedil;&atilde;o escolar; e zelar pela qualidade e higiene dos alimentos.</span></div> <p><strong>Transporte escolar</strong></p> <p align="justify"><span>O Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) n&atilde;o sofre mudan&ccedil;as em suas regras, apenas &eacute; estendido aos estudantes do ensino m&eacute;dio e da educa&ccedil;&atilde;o infantil da zona rural, com previs&atilde;o de beneficiar 1,14 milh&atilde;o de crian&ccedil;as e jovens ao custo estimado de R$ 103 milh&otilde;es por ano.</span></p> <div align="justify"><span>Da mesma maneira que os demais programas, o total de recursos ser&aacute; calculado com base no n&uacute;mero de alunos matriculados nas redes estadual ou municipal. Para o c&aacute;lculo, ser&atilde;o considerados os dados oficiais do censo escolar realizado pelo Minist&eacute;rio da Educa&ccedil;&atilde;o.</span></div> <p><strong>Dinheiro na escola</strong></p> <p align="justify"><span>Escolas p&uacute;blicas de educa&ccedil;&atilde;o infantil e do ensino m&eacute;dio tamb&eacute;m s&atilde;o beneficiadas pelo projeto com a inclus&atilde;o no Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), assim como as de educa&ccedil;&atilde;o especial qualificadas como beneficentes de assist&ecirc;ncia social ou de atendimento direto e gratuito ao p&uacute;blico.</span></p> <div align="justify"> <p><span>Com recursos de aproximadamente R$ 157 milh&otilde;es previstos, o objetivo do programa &eacute; prestar assist&ecirc;ncia financeira &agrave;s escolas, em car&aacute;ter suplementar, por meio de dep&oacute;sito diretamente em conta banc&aacute;ria espec&iacute;fica. O dinheiro dever&aacute; ser usado para despesas de custeio, manuten&ccedil;&atilde;o e pequenos investimentos destinados a melhorar a infra-estrutura f&iacute;sica e pedag&oacute;gica das unidades de ensino. </span></p> <p><span>Ag&ecirc;ncia C&acirc;mara</span></p> </div> <p>&nbsp;</p>
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