O legislativo picoense aprovou uma lei em 2007 que determina o tempo máximo de um cidadão na fila dos bancos.
<div align="justify">30 de abril de 2010. Foi nesta data que aconteceu a audiência pública na Câmara Municipal de Picos, onde vereadores, representantes de entidades e sociedade solicitaram um melhor atendimento e descentralização das agencias bancárias de Picos. Final de 2010. Este foi o prazo estipulado na audiência para que os serviços prestados passassem pelas adequações necessárias para melhor atender a população.</div>
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<div align="justify">Estamos no inicio de 2011 e pouco ou quase nada do que foi prometido pelos bancos foi cumprido. Para Evandro Reis, Presidente da Associação Comercial e Industrial de Picos os bancos não cumpriram o que foi acordado: “o atendimento bancário na cidade de Picos não é bom para a sociedade, não é bom para os empresários, não é bom para o cidadão, mas esse problema é do Governo que não amplia as agencias” e completou: “nós iremos provocar mais uma vez a Câmara Municipal para que os vereadores façam um recorro para tentar concretizar os apelos de Picos e macrorregião”.</div>
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<div align="justify">Na audiência foram feitos diversos acordos com os representantes de agencias bancárias instaladas em Picos, entre eles o Banco do Brasil prometeu uma reforma (que seria entregue em novembro de 2010) com instalação de dois elevadores e mais treze máquinas de auto-atendimento. Segundo Djamilson Rodrigues gerente da agencia BB Centro, “até junho terão máquinas de auto-atendimento distribuídas na farmácia pag-menos do Junco, comercial carvalho e supermercado São Lucas. No auto-atendimento já aumentamos três máquinas”.</div>
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<div align="justify">Já para Humberto Castro, gerente da Caixa Econômica Federal o banco aos poucos está se adequando e o objetivo é deixar tudo como a lei determina. Para melhorar o atendimento, o sistema de senhas e assentos foi instalado, o numero de guichês ampliado e o atendimento a trabalhadores e aposentados é feito antes do horário do banco para não superlotar a agencia. Humberto informou também que a agencia Caixa no bairro junco já foi autorizada, podendo ser instalada até o final do ano.</div>
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<div align="justify">O Presidente do Sindicato dos bancos do Piauí, José Ulisses relata que o atendimento melhorou, mas ainda não está de acordo com as reivindicações do sindicato e da população. “o banco quando faz suas previsões pensa muito no lucro, no retorno e nós precisamos cobrar, porque se deixarmos a vontade eles demoram mais que o previsto”. Segundo José Ulisses, a Caixa econômica saiu na frente, aumentando o efetivo e também abrindo novas agencias. Ulisses também aconselha a Câmara de vereadores a acionar o Ministério Público para pedir explicações sobre o caso.</div>
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<div align="justify">“O grande problema é que a gente fica até uma hora esperando na fila, tem gente que chega primeiro e senta, as cadeiras nunca são suficientes e o jeito é ficar em pé mesmo até chegar a vez de ser atendido”, relata Antonia Pimentel 47. O legislativo picoense aprovou uma lei em 2007 que determina o tempo máximo de um cidadão na fila dos bancos, em dia de movimento normal uma média de 35 minutos e Maximo de 40 minutos. Em relação à referida lei, o advogado Alexandre Maia, que representou a OAB na audiência do ano passado explica: “neste fato de espera em fila, caso o Ministério Público fique inerte a OAB pode anexar a lei a um requerimento ao MP para que as providencias cabíveis sejam tomadas”.</div>
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<div align="justify">E como relatou Dona Antonia: “só nos resta esperar”, mas o conselho do presidente do sindicato dos bancos é muito valioso: “devemos cobrar, lutar por nossos direitos. É melhor que venha a melhoria, mesmo que demorada”.</div>
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