Aconteceu em Picos
ACORDO
Bancos não cumprem prazo e atendimento continua gerando insatisfação
O legislativo picoense aprovou uma lei em 2007 que determina o tempo máximo de um cidadão na fila dos bancos.
Karol Bezerra - 11/02/2011

<div align="justify">30 de abril de 2010. Foi nesta data que aconteceu a audi&ecirc;ncia p&uacute;blica na C&acirc;mara Municipal de Picos, onde vereadores, representantes de entidades e sociedade solicitaram um melhor atendimento e descentraliza&ccedil;&atilde;o das agencias banc&aacute;rias de Picos. Final de 2010. Este foi o prazo estipulado na audi&ecirc;ncia para que os servi&ccedil;os prestados passassem pelas adequa&ccedil;&otilde;es necess&aacute;rias para melhor atender a popula&ccedil;&atilde;o.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">Estamos no inicio de 2011 e pouco ou quase nada do que foi prometido pelos bancos foi cumprido. Para Evandro Reis, Presidente da Associa&ccedil;&atilde;o Comercial e Industrial de Picos os bancos n&atilde;o cumpriram o que foi acordado: &ldquo;o atendimento banc&aacute;rio na cidade de Picos n&atilde;o &eacute; bom para a sociedade, n&atilde;o &eacute; bom para os empres&aacute;rios, n&atilde;o &eacute; bom para o cidad&atilde;o, mas esse problema &eacute; do Governo que n&atilde;o amplia as agencias&rdquo; e completou: &ldquo;n&oacute;s iremos provocar mais uma vez a C&acirc;mara Municipal para que os vereadores fa&ccedil;am um recorro para tentar concretizar os apelos de Picos e macrorregi&atilde;o&rdquo;.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">Na audi&ecirc;ncia foram feitos diversos acordos com os representantes de agencias banc&aacute;rias instaladas em Picos, entre eles o Banco do Brasil prometeu uma reforma (que seria entregue em novembro de 2010) com instala&ccedil;&atilde;o de dois elevadores e mais treze m&aacute;quinas de auto-atendimento. Segundo Djamilson Rodrigues gerente da agencia BB Centro, &ldquo;at&eacute; junho ter&atilde;o m&aacute;quinas de auto-atendimento distribu&iacute;das na farm&aacute;cia pag-menos do Junco, comercial carvalho e supermercado S&atilde;o Lucas. No auto-atendimento j&aacute; aumentamos tr&ecirc;s m&aacute;quinas&rdquo;.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">J&aacute; para Humberto Castro, gerente da Caixa Econ&ocirc;mica Federal o banco aos poucos est&aacute; se adequando e o objetivo &eacute; deixar tudo como a lei determina. Para melhorar o atendimento, o sistema de senhas e assentos foi instalado, o numero de guich&ecirc;s ampliado e o atendimento a trabalhadores e aposentados &eacute; feito antes do hor&aacute;rio do banco para n&atilde;o superlotar a agencia. Humberto informou tamb&eacute;m que a agencia Caixa no bairro junco j&aacute; foi autorizada, podendo ser instalada at&eacute; o final do ano.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">O Presidente do Sindicato dos bancos do Piau&iacute;, Jos&eacute; Ulisses relata que o atendimento melhorou, mas ainda n&atilde;o est&aacute; de acordo com as reivindica&ccedil;&otilde;es do sindicato e da popula&ccedil;&atilde;o. &ldquo;o banco quando faz suas previs&otilde;es pensa muito no lucro, no retorno e n&oacute;s precisamos cobrar, porque se deixarmos a vontade eles demoram mais que o previsto&rdquo;. Segundo Jos&eacute; Ulisses, a Caixa econ&ocirc;mica saiu na frente, aumentando o efetivo e tamb&eacute;m abrindo novas agencias. Ulisses tamb&eacute;m aconselha a C&acirc;mara de vereadores a acionar o Minist&eacute;rio P&uacute;blico para pedir explica&ccedil;&otilde;es sobre o caso.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">&ldquo;O grande problema &eacute; que a gente fica at&eacute; uma hora esperando na fila, tem gente que chega primeiro e senta, as cadeiras nunca s&atilde;o suficientes e o jeito &eacute; ficar em p&eacute; mesmo at&eacute; chegar a vez de ser atendido&rdquo;, relata Antonia Pimentel 47. O legislativo picoense aprovou uma lei em 2007 que determina o tempo m&aacute;ximo de um cidad&atilde;o na fila dos bancos, em dia de movimento normal uma m&eacute;dia de 35 minutos e Maximo de 40 minutos. Em rela&ccedil;&atilde;o &agrave; referida lei, o advogado Alexandre Maia, que representou a OAB na audi&ecirc;ncia do ano passado explica: &ldquo;neste fato de espera em fila, caso o Minist&eacute;rio P&uacute;blico fique inerte a OAB pode anexar a lei a um requerimento ao MP para que as providencias cab&iacute;veis sejam tomadas&rdquo;.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">E como relatou Dona Antonia: &ldquo;s&oacute; nos resta esperar&rdquo;, mas o conselho do presidente do sindicato dos bancos &eacute; muito valioso: &ldquo;devemos cobrar, lutar por nossos direitos. &Eacute; melhor que venha a melhoria, mesmo que demorada&rdquo;.</div> <div align="justify">&nbsp;</div>
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