Artigo
Artigo: A Teoria Culturológica da Mídia
Texto produzido pelos alunos do 1º Período do Curso de Comunicação Social
. - 13/11/2008

<div align="justify"> <p>A Teoria Culturol&oacute;gica estuda os mitos criados a partir da m&iacute;dia que se caracterizam pela exposi&ccedil;&atilde;o na grande m&iacute;dia, de modelos (arqu&eacute;tipos) que influenciam a grande massa. Esses mitos s&atilde;o constru&iacute;dos a partir da exposi&ccedil;&atilde;o na pr&oacute;pria m&iacute;dia, como: televis&atilde;o, R&aacute;dio, Internet, revista, jornais e novelas, tornando-se celebridades e atingindo o p&uacute;blico, ou seja, a grande massa. Um exemplo disso &eacute; a dupla sertaneja Victor &amp; L&eacute;o, que at&eacute; ent&atilde;o desconhecida, tornou-se celebridade e idolatrada nacionalmente, a partir da exposi&ccedil;&atilde;o de suas m&uacute;sicas como tema de novela.</p> <p>Um trabalho interessante sobre esse tema foi tratado no programa Profiss&atilde;o Rep&oacute;rter, da Rede Globo de Televis&atilde;o, com o tema &Iacute;dolos e F&atilde;s. A produ&ccedil;&atilde;o do programa mostrou a &ldquo;loucura&rdquo; de uma legi&atilde;o de f&atilde;s pelos seus &iacute;dolos, Elvis Presley e a Banda Calypso. Tamb&eacute;m merece registro, o exemplo de uma f&atilde; da ex-Princesa de Gales, Lady Diana, que guardou um peda&ccedil;o do bolo de casamento e ap&oacute;s 13 anos, o leiloou.</p> </div> <div align="justify"> <p>Portanto, as principais caracter&iacute;sticas da Teoria Culturol&oacute;gica est&atilde;o diretamente relacionadas a tudo aquilo que a massa assimila, toma gosto e absorve a partir do que &eacute; apresentado constantemente na m&iacute;dia.&nbsp;&nbsp;No livro Teorias da Comunica&ccedil;&atilde;o de Mauro Wolf, ele explica que a cultura de massa forma um sistema de cultura, constituindo-se como um conjunto de s&iacute;mbolos, valores, mitos e imagens, que concernem tanto a vida pr&aacute;tica como o imagin&aacute;rio coletivo: no entanto, ele n&atilde;o &eacute; o &uacute;nico sistema cultural das sociedades contempor&acirc;neas.</p> <p>Por fim, o fil&oacute;sofo Edgard Morin afirma que &ldquo;a cultura de massa &eacute; inserida, controlada, censurada, e ao mesmo tempo tende a corroer e desagregar as outras culturas&rdquo;. Morin diz que a cultura de massa n&atilde;o &eacute; aut&ocirc;noma em sentido absoluto, pode imbuir-se de cultura nacional, religiosa ou human&iacute;stica e por sua vez, tamb&eacute;m penetrar nessas culturas. Ela n&atilde;o &eacute; a &uacute;nica cultura do S&eacute;culo XX. Mas &eacute; a verdadeira e nova corrente de massa do S&eacute;culo XX.&nbsp;</p> </div> <div align="center"><strong>Texto produzido pelos alunos do 1&ordm; Per&iacute;odo do Curso de Comunica&ccedil;&atilde;o Social (Habilita&ccedil;&atilde;o em Jornalismo) da Faculdade R. S&aacute;, atrav&eacute;s de trabalho em grupo, da disciplina Teorias da Comunica&ccedil;&atilde;o. (Edson Costa, Rob&eacute;rio Costa, Erivan Lima, Batista Pereira, Jo&atilde;o Paulo, Cleuma Silva, Erika Carvalho, Maria Jucilene, Barbara Haas e Ray Jr.).</strong></div>
Facebook
Publicidade