Geral
ECONOMIA
Confiança do consumidor cresce 2,9% em fevereiro, mostra FGV
Os dados foram coletados entre os dias 31 de janeiro e 17 de fevereiro.
Agencia Brasil - 24/02/2012

<p style="text-align: justify; margin: 0cm 0cm 10pt" class="MsoNormal"><span style="line-height: 115%; font-family: &quot;Verdana&quot;,&quot;sans-serif&quot;; font-size: 12pt">O &Iacute;ndice de Confian&ccedil;a do Consumidor (ICC), medido pela Funda&ccedil;&atilde;o Getulio Vargas (FGV), aumentou 2,9% na passagem de janeiro para fevereiro. No per&iacute;odo, o &iacute;ndice passou de 116 para 119,4 pontos. Com o resultado, o indicador retorna ao patamar de dezembro do ano passado, quando havia alcan&ccedil;ado 119,6 pontos.<o:p></o:p></span></p> <p style="text-align: justify; margin: 0cm 0cm 10pt" class="MsoNormal"><span style="line-height: 115%; font-family: &quot;Verdana&quot;,&quot;sans-serif&quot;; font-size: 12pt">De acordo com os dados da Sondagem de Expectativas do Consumidor, divulgada hoje (24) pela FGV, houve melhora tanto nas avalia&ccedil;&otilde;es sobre a economia presente quanto nas expectativas futuras.<o:p></o:p></span></p> <p style="text-align: justify; margin: 0cm 0cm 10pt" class="MsoNormal"><span style="line-height: 115%; font-family: &quot;Verdana&quot;,&quot;sans-serif&quot;; font-size: 12pt">O &Iacute;ndice da Situa&ccedil;&atilde;o Atual (ISA) subiu 2,3%, ao passar de 137,4 para 140,5 pontos. Ap&oacute;s dois meses em queda, a satisfa&ccedil;&atilde;o dos consumidores com a situa&ccedil;&atilde;o financeira da fam&iacute;lia aumentou 3,5% e alcan&ccedil;ou o n&iacute;vel mais alto desde outubro de 2011. A propor&ccedil;&atilde;o de consumidores que avaliam a situa&ccedil;&atilde;o financeira atual como boa cresceu de 25,4% para 28,3% no per&iacute;odo; j&aacute; a parcela dos que a consideram ruim diminuiu de 10% para 9,1%.<o:p></o:p></span></p> <p style="text-align: justify; margin: 0cm 0cm 10pt" class="MsoNormal"><span style="line-height: 115%; font-family: &quot;Verdana&quot;,&quot;sans-serif&quot;; font-size: 12pt">O levantamento revela, ainda, que o consumidor est&aacute; mais otimista em rela&ccedil;&atilde;o aos pr&oacute;ximos meses. O &Iacute;ndice de Expectativas (IE) sofreu eleva&ccedil;&atilde;o de 3,2%, passando de 104,9 para 108,3 pontos. O quesito que mede o otimismo em rela&ccedil;&atilde;o &agrave; situa&ccedil;&atilde;o econ&ocirc;mica geral nos seis meses seguintes foi o que mais contribuiu para a melhora do ICC no m&ecirc;s. O indicador subiu 6,8%, e atingiu 115,1 pontos, o maior n&iacute;vel desde julho de 2011. A parcela de consumidores que projetam melhora aumentou de 25,8% para 27,5%; enquanto a dos que esperam piora caiu de 15,9% para 12,4%.<o:p></o:p></span></p> <p style="text-align: justify; margin: 0cm 0cm 10pt" class="MsoNormal"><span style="line-height: 115%; font-family: &quot;Verdana&quot;,&quot;sans-serif&quot;; font-size: 12pt">A Sondagem de Expectativas do Consumidor &eacute; feita com base em numa amostra com mais de 2 mil domic&iacute;lios em sete das principais capitais brasileiras. Os dados foram coletados entre os dias 31 de janeiro e 17 de fevereiro.</span></p>
Facebook
Publicidade