Saúde
SAÚDE
ANS avalia suspender venda de plano de saúde de 40 operadoras por causa de queixas
De acordo com a ANS, mais 82 operadoras ficaram acima da média aceitável de reclamações e dos 370 planos odontológicos apenas dois receberam queixas.
Agência Brasil - 04/07/2012

<div align="justify"> <p>Rio de Janeiro &ndash; A Ag&ecirc;ncia Nacional de Sa&uacute;de Suplementar (ANS) avalia a suspens&atilde;o da venda de planos de sa&uacute;de de 40 operadoras que receberam reclama&ccedil;&otilde;es de usu&aacute;rios por descumprirem o prazo m&aacute;ximo de atendimento. A informa&ccedil;&atilde;o foi anunciada hoje (3) pela ag&ecirc;ncia reguladora.</p> <p>De 19 de mar&ccedil;o a 18 de junho, a ANS recebeu 4.682 queixas de usu&aacute;rios por causa do n&atilde;o cumprimento dos prazos pelas operadoras, que variam de tr&ecirc;s a 21 dias dependendo da especialidade m&eacute;dica.</p> </div> <div align="justify">Segundo a ANS, das 1.016 operadoras de plano de sa&uacute;de no pa&iacute;s, 162 receberam ao menos uma reclama&ccedil;&atilde;o no per&iacute;odo avaliado por desrespeitarem os prazos para a realiza&ccedil;&atilde;o de consultas, exames e cirurgias, estabelecidos em uma norma vigente desde dezembro de 2011.</div> <div align="justify"> <p>O levantamento trimestral tamb&eacute;m constatou que do total de operadoras, 105 receberam queixas nos dois balan&ccedil;os feitos em 2012, sendo que no caso de 40 empresas, as reclama&ccedil;&otilde;es justificam a suspens&atilde;o de produtos, como a venda dos planos de sa&uacute;de.</p> <p>&quot;Quarenta [operadoras m&eacute;dico-hospitalares] se encaixam no crit&eacute;rio para a suspens&atilde;o da comercializa&ccedil;&atilde;o dos produtos, o que j&aacute; est&aacute; sendo analisado pela ANS. Assim que efetivadas, as medidas administrativas ser&atilde;o divulgadas para as operadoras e, em seguida, para a sociedade&quot;, diz nota.</p> </div> <div align="justify"> <p>De acordo com a ANS, mais 82 operadoras ficaram acima da m&eacute;dia aceit&aacute;vel de reclama&ccedil;&otilde;es e dos 370 planos odontol&oacute;gicos apenas dois receberam queixas.</p> <p>Os planos de sa&uacute;de que descumprem os prazos para atendimento estabelecidos pela ag&ecirc;ncia reguladora podem ter de pagar multa que varia entre R$ 80 mil e R$ 100 mil. No caso de reincid&ecirc;ncia, tamb&eacute;m podem ser punidos com medidas administrativas, como a suspens&atilde;o da comercializa&ccedil;&atilde;o de produtos, ou sofrer uma interven&ccedil;&atilde;o.</p> </div> <div align="justify"> <p>&ldquo;O consumidor deve ter acesso a tudo o que contratou com a sua operadora. Aquelas que n&atilde;o cumprirem este normativo poder&atilde;o ter a venda de planos suspensa&rdquo;, disse, por meio de um comunicado, o diretor-presidente da ANS, Mauricio Ceschin.</p> </div>
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