Social
CELEBRAÇÃO
Dia Municipal do Cigano será celebrado hoje
A celebração é uma alusão ao dia municipal do cigano comemorado dia 24 de maio.
Jesika Mayara - 14/06/2013

Para celebrar o Dia Municipal do Cigano comemorado no dia 24 de maio, em Picos, a Coordenadoria de Diversidade e Inclusão da Secretária Municipal de Educação (SEME) em parceria com as secretarias de Obras, Saúde e Trabalho e Ação Social realizarão atividades alusivas a data nesta sexta-feira (14) no CEASA, no bairro Junco, das 14h às 18h. No local, será montada uma estrutura para atender uma média de 100 pessoas.

Segundo o coordenador, professor Paulo Mafra, o objetivo do evento é trazer visibilidade a comunidade cigana em Picos, como também realizar uma discussão sobre os seus direitos e a afirmação de sua cidadania plena.

Durante o evento as secretárias envolvidas realizarão mutirões com a prestação de serviços de cadastramentos necessários para efetivação dos serviços e benefícios sociais como o cadastramento das famílias ciganas ao Bolsa Família, discussão sobre o programa Minha Casa Minha Vida, orientações dos profissionais de educação e atendimento no serviço de saúde.

Apartir das 18h00 acontecerá a Festa Cigana que está sendo organizada pelos alunos de jornalismo, direito e serviço social da faculdade R.Sá culminando o evento.

Durante a festa será acessa uma fogueira aos moldes da cultura cigana, seguindo com exposição gastronômica com comidas tipicamente ciganas, apresentações de dança do ventre, discussão sobre Santa Sara Kali (padroeira dos ciganos), exposições de documentários, musicas e danças, leitura de mãos, entre outras atividades.

“Esse é um evento destinado não só a comunidade cigana, mas a toda população picoense que deve comparecer e conhecer um pouco da cultura do povo cigano que é tão rica e vasta.” Afirma Paulo Mafra.

Facebook
Publicidade