Social
UMP
Sessão solene homenageará mulheres picoenses
O intuito da mesma é homenagear 10 mulheres de cada setor da sociedade.
Jesika Mayara - 01/02/2014

A União de Mulheres do Piauí (UMP) núcleo de Picos está já programando a sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher que deve acontecer na Câmara Municipal.

Segundo a coordenadora, Maria José Alves do Nascimento, a sessão de 2013 foi em alusão às mulheres que foram vitimas de crimes, já a de 2014 deve homenagear 10 mulheres picoenses de cada setor da sociedade.

“Apesar de todas as dificuldades que a UMP enfrenta, nos nunca deixamos de prestar homenagem à mulher com uma audiência pública onde são discutidos e reivindicados assuntos ligados a mulher, além de mostrar a sociedade a situação da mulher e os avanços e recuos do movimento. Neste ano a união irá mostrar que a mulher de picoense é guerreira e deve ser homenageada”, afirmou Maria José.

A coordenadora afirma que isso é o mínimo que pode ser feito pela mulher de Picos e que a coordenação irá se reunir com o poder público e com outras entidades que poderão contribuir para a sessão solene.

Segundo Nega Mazé a falta de uma sede e de uma coordenadoria municipal fragiliza a luta. “Desde 1983 estamos lutando contra a violência contra a mulher, para a aplicação da Lei Maria da Penha, fortalecimento da rede de combate à violência e para garantir as politicas públicas em favor da mulher e dificuldades como essas desmotivam a nossa luta.”

 A união conta com núcleos espalhados por 12 bairros do município além de uma coordenação formada por quatro pessoas. “As nossas companheiras de luta da UMP fazem parte dos mais diferentes órgãos picoenses, o que prima mais ainda nossa caminhada”, disse a coordenadora.

“Defino a mulher picoense como uma mulher inteligente, política, independente e que descobriu a necessidade de lutar por seu espaço e está fazendo isso com primazia. O que causa orgulho em nos da UMP, pois sabemos que contribuímos com isso, apesar do movimento parecer frágil e devagar colaboramos muito para com a mulher picoense”, assegura.

 

 

 

 

Facebook
Publicidade