<div align="justify">A discussão sobre o papel do Ensino Religioso nas escolas já vem de longa data. Sente-se a necessidade de definir melhor o que queremos com o Ensino Religioso nas nossas escolas e como vamos organizá-lo para que ele atinja os objetivos propostos nos Projetos Pedagógicos.</div>
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<p>Percebe-se uma preocupação das pessoas envolvidas na busca de caminhos para a valorização do Ensino Religioso nas escolas e um anseio muito grande em compartilhar experiências para assim, traçar metas e objetivos em comum. Urge também a necessidade de uma definição de qual Ensino Religioso queremos nas escolas. A pergunta sobre a definição do tipo de Ensino Religioso que se quer, ou que se necessita, soa entre professores e equipes pedagógicas: Queremos o enfoque interconfessional e inter-religioso.</p>
<p>A legislação sobre o Ensino Religioso, conforme a Política Educacional vigente, de acordo com a Lei 9.475, de 22 de julho de 1997 no artigo 33 diz O ensino religioso é parte integrante da formação básica e os sistemas de ensino regulamentarão os procedimentos para a definição dos conteúdos do ensino religioso e deve ter matrícula facultativa. Nos PCNs faz referência as Escritura Sagradas como eixos organizadores para os blocos de conteúdos.</p>
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<p>Para isso, urge a necessidade de uma definição de qual Ensino Religioso queremos nas escolas. A pergunta sobre a definição do tipo de Ensino Religioso que se quer, ou que se necessita, soa entre professores e equipes pedagógicas. Depois de alguns anos de experiência com a disciplina Ensino Religioso em sala de aula resolvi apresentar uma proposta cristã, ou seja, uma opção para Ensino Religioso do ponto de vista bíblico, uma proposta “ecumênica” dentro da perspectiva cristã, trabalhando aquilo que é comum: o livro sagrado do cristianismo – A BÍBLIA. Valorizando-o a bagagem cultural e religiosa do aluno desenvolvendo uma prática pedagógica à luz dos valores do reino de Deus, na busca da vivência de valores éticos-cristãos universais.</p>
<p>Assim, tendo a preocupação primeira de refletir sobre os objetivos e os conteúdos e oferecer a comunidade escolar uma compreensão da vida e da sociedade, comprometida com uma prática libertadora, recriando a vida e a sociedade segundo o modelo de Jesus Cristo, e questionando os sistemas de dominação e morte à luz dos valores do reino de Deus, a fim de possibilitar o desenvolvimento da consciência crítica do(a) aluno(a) e desafiá-lo a um comprometimento com a transformação da sociedade brasileira este indigno professor apresenta aos colegas de ofício esta proposta para o Ensino Religioso. Trata-se de sugestões, o que significa que as colegas podem melhorá-la, incrementá-la ou a partir dela desenvolver seu programa.</p>
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<div align="justify"><strong>Professor Carlos Leal </strong></div>
<div align="justify"><strong>Licenciado em Teologia, Filosofia e Pedagogia</strong></div>
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