Social
DAIANE RUFINO
Professora da Uespi de Picos lança livro sobre Castelinho
O lançamento da obra acontece nesta sexta-feira, dia 6, às 19h30, no stand da Edufpi no Salão do Livro do Piauí (Salipi).
Redação - 04/06/2014

A jornalista e professora do curso de Comunicação Social da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Campus de Picos, Maria de Jesus Daiane Rufino Leal, lança nesta sexta-feira, 6, o livro “Carlos Castello Branco: o comentarista paradigmático da imprensa brasileira”. A solenidade acontece às 19h30, no stand da Edufpi no Salão do Livro do Piauí (Salipi), que este ano está sediado na UFPI.
 
O piauiense Carlos Castello Branco é considerado o mais relevante jornalista brasileiro do século XX. O livro da jornalista Daiane Rufino, coordenadora do curso de Comunicação da Uespi, Campus de Picos, aborda o trabalho de Castelinho como comentarista político no antigo Jornal do Brasil. A obra é publicada pela Editora da Universidade Federal do Piauí (Edufpi).
 
Antes de ingressar no magistério, Daiane Rufino atuou como jornalista, sendo por um bom tempo editora de política do Jornal Diário do Povo e editora do Portal AZ, ambos sediados na capital Teresina. Ela comenta a obra.
 
“O livro é resultado de nossa pesquisa de mestrado realizada na Universidade Metodista de São Paulo e financiada pela Capes. Ao propor o estudo sobre Carlos Castello Branco, minha intenção foi a de compreender o trabalho deste jornalista emblemático e compartilho agora, através deste livro, com meus alunos, historiadores e demais jornalistas”, explica a autora, professora e jornalista Daiane Rufino.
 
O primeiro capítulo do livro traz uma biografia de Carlos Castello Branco, a infância em Teresina e a vida profissional em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília. Os demais capítulos trazem a análise dos textos do jornalista publicados durante 30 anos (de 1963 a 1993) na Coluna do Castello (Jornal do Brasil).
 
A análise é ancorada na teoria dos gêneros jornalísticos com embasamento histórico. “A produção jornalística de Carlos Castello Branco nos possibilita reconhecer o Brasil em um dos momentos políticos mais conturbados da história política: os 20 anos de Ditadura Militar e o processo de redemocratização”, enfatiza Daiane.
 
Nas palavras de José Marques de Melo, orientador da pesquisa: “Trata-se de uma biografia ancorada no gênero jornalístico que o consagrou, avançando teoricamente na elucidação do comentário como formato assimilado de modo sensível e inteligente, sinalizando tipos que demonstram a identidade brasileira cultivada pelo autor em sua prática cotidiana”.
 
A superintendente de Comunicação da UFPI, Jaqueline Dourado ressalta a importância da publicação. “O resgate da memória do jornalismo piauiense e brasileiro tem sido renovado nos últimos anos por meio do ânimo e entusiasmo dos novos pesquisadores que vem, por meio de suas investigações, nos ajudando a compreender figuras tão caras e singulares como é o caso do Jornalista Castellinho. Ele viveu, refletiu e interpretou a história política do Brasil de forma ímpar nos 30 anos em que publicou a Coluna do Castello no Jornal do Brasil”, declarou.
Facebook
Publicidade