Perfil
DE PICOS
Artista plástica e pintora picoense é destaque internacional
Celebridades como o cantor Roberto Carlos e o presidente dos EUA, Barack Obama, já adquiriram obras da artista.
Jesika Mayara - 04/08/2014

A picoense Nazaré Maia Rufino, mais conhecida por Naza, tem se destacado com suas obras de arte no Brasil e no cenário internacional, tendo como caraterística marcante figuras abstratas em quadros e em produtos que são usados no dia-a-dia como tecidos, por exemplo.

A artista reside nos Estados Unidos há 30 anos e veio a Picos recentemente, afirmou que suas obras são bem aceitas pelos picoenses.

“Após me tornar pintora morei por um período em Picos, no inicio dos anos 80, onde sempre fui muito bem prestigiada. Agora estou a maior parte do tempo no Brasil, em Teresina, lugar em que eu mais me profissionalizei e onde aprendi a promover o meu trabalho como artista plástica com uma postura mais profissional”, disse Naza.

Ainda segundo a pintora e artista plástica, o motivo dela recentemente ter retornado para passar maior parte do ano no Piauí, foi em decorrência, da perfeita mão de obra para ajudar a confeccionar os produtos que levam suas pinturas.

Questionada se percebe diferença entre o mercado americano e brasileiro a artista afirmou, que a classe média alta brasileira aprecia mais a arte original. “Ao chegar à residência de algum brasileiro das classes média, média alta e alta você sempre encontrará obras de arte originais. Diferentemente do que encontramos nas residências americanas que são paredes vazias ou pôsteres comerciais ou espelhos com molduras caras. Eles investem em coisas que tornam suas vidas práticas.”

As obras da picoense já participaram de exposições individuais e coletivas em vários estados do Brasil, nos Estados Unidos, Panamá, França, Espanha e Alemanha. Recentemente Naza expôs um pouco do seu trabalho no espaço Fátima Sá, durante o lançamento do filme Vidas Cruzadas, do cineasta Douglas Nunes.

Suas obras já foram compradas por personalidades como Roberto Carlos, Heráclito Fortes, Mauricio de Sousa, Bill Clinton, Fernando Henrique Cardoso, Tânia Napoleão, Barack Obama, entre outros.

Naza já retratou muitos picoenses e afirma que a cidade é o local em que mais compraram suas obras de arte. Após montar sua loja em Porto de Galinhas a artista pensa em montar algo parecido no Piauí. “Estou à procura de algum empresário interessado em desenvolver uma franquia dos meus produtos”.

Naza
05/08/2014 -00:15:

Valeu, gente. Muito obrigada.

Facebook
Publicidade