Política
POLÍTICA
Candidatos à Câmara de Picos se articulam a fim de obter apoio
Três nomes surgiram para o pleito, o atual presidente da Câmara, Hugo Victor (PMDB), Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB) e José de Arimateia Luz, o Maté (PSL)
Daniela Meneses - 26/12/2016
Foto: Daniela Meneses
Candidatos buscam apoio

A eleição para a Câmara Municipal de Picos está prevista para acontecer no dia primeiro janeiro, quando ocorre também a posse dos eleitos para o pleito de 2017-2020, e os vereadores que cobiçam a presidência da mesa já estão se articulando a fim de conseguir apoio.

Três nomes surgiram para o pleito, o atual presidente da Câmara, Hugo Victor (PMDB), Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB) e José de Arimateia Luz, o Maté (PSL). Os três vereadores fazem parte da base do governo do prefeito Padre Walmir Lima (PT).

O candidato Chaguinha, eleito vereador de Picos pela primeira vez, teve seu nome escolhido pelo grupo ao qual faz parte, o PTB. Chaguinha afirmou que até as eleições, os membros do partido devem buscar apoio ao seu nome. Ele espera ainda que o deputado Nerinho (PTB) possa auxiliar na sua candidatura. 

“O partido está unido em torno do meu nome para que a gente possa participar do processo eleitoral no dia 01 de janeiro. Nós vamos ter um entendimento, a nossa base não vai rachar, nós vamos manter a base unida em torno de um nome, apesar de que o prefeito já se manifestou, mas nós continuamos com o nosso nome. E deverá ter o entendimento do deputado Nerinho para definir isso, após isso a gente levará a público todas as decisões”, afirmou Chaguinha.

O vereador José Arimateia Luz, o Maté (PSL), afirmou que segue firme na disputa e tem conversado com os colegas eleitos na casa legislativa a fim de obter adesões. Maté falou que o fato de o prefeito Padre Walmir declarar apoio a outro nome, não interfere na união da base aliada. 

“Estamos trabalhando, sempre conversando com a oposição, com a situação, temos entendimento para que dia 01 a gente possa estar bem fortalecidos e conseguir essa vitória, que é a presidência da Câmara Municipal de Picos. O Padre tem a preferência, que é o vereador Hugo Victor, mas eu também já estive com o prefeito municipal e com certeza nós não vamos ter nenhum problema”, falou Maté.

Hugo Victor já está à frente da presidência do legislativo por dois mandatos. Ele tem o apoio do prefeito reeleito Padre Walmir, que disse que o nome do vereador é o que apresenta o melhor entendimento entre os outros parlamentares.

“A gente tem pensado no nome de uma pessoa que venha, realmente agregar o nome dos demais candidatos, os demais nomes, uma pessoa que já passou pela Câmara nesse primeiro momento, quem tem uma experiência e que tenha sido aprovado pelos que passaram ali e todos que passaram aprovam o nome dele, o trabalho dele e a gente sente no nome do Hugo Victor aquele nome que agrega a todos, não digo só da situação, mas todos os quinze, talvez tenha um ou outro, mas a maioria aprova seu nome e eu fico com este nome”, declarou Padre Walmir.

O vice-prefeito leito, Edilson Carvalho (PTB) declarou seu apoio ao Chaguinha, mas frisou que sua decisão não fará divisões entre PT e PTB. Ele apoiava, anteriormente, Hugo Victor, mas com o nome de um candidato do seu partido, Edilson mudou sua decisão.

“O Chaguinha é o nosso candidato do PTB, achamos por bem apoiá-lo, não aguerridamente, que tem que ser ele, não. Nós estamos conversando, acho que dá para haver consenso, ainda estamos conversando, teve essa semana de conversações, estamos esperando o deputado Nerinho chegar para ter uma conversa com o prefeito e definirmos”, contou Edilson Carvalho.

A oposição, formada por seis vereadores eleitos, não apresentou nenhum candidato para disputar a presidência da Casa Legislativa Municipal.

 

Facebook
Publicidade