Municípios
ATENDIMENTOS ESPECIALIZADOS
Saúde Mulher Começa Atendimento em Ipiranga
O caminhão Saúde Mulher irá atender em Ipiranga até o dia 11 de outubro
Da Redação - 14/09/2017
Foto/ Meio Norte
Vice-prefeito, Gilvá Ramos, participou da abertura dos atendimentos

Aconteceu na manhã de ontem (11/09) o lançamento dos serviços de atendimento do caminhão Saúde Mulher, com a presença do Vice-Prefeito Gilvá Ramos, do Secretário Municipal de Saúde Tiago Leal, a Secretária Municipal de Governo Márcia Macedo, a Secretária Municipal de Educação Francisca Lima, a Coordenadora de Saúde e Assistência do Sesc, Eliana Mendes, Márcia Silva Santos Coordenadora da Atenção Básica.

O Vice-Prefeito na sua fala Gilvá Ramos disse que é muito bom realizar esse tipo de parceria onde a população é beneficiada e que as portas do município estão abertas para o SESC.

O Secretário de Saúde Tiago Leal, ressaltou que essa ação é muito bem-vinda e chegou numa boa hora, pois a marcação de alguns tipos de exames é muito difícil com o atual sistema e nunca se consegue marcar os exames necessários para atender a população.

A Coordenadora Eliana Mendes disse que é uma satisfação atender as demandas vindas dos municípios que não possuem unidades do SESC e que espera continuar essa parceria com a Prefeitura e que agradece ao Prefeito Dr. Zé Maria a confiança depositada nos serviços prestados pelo SESC. O caminhão Saúde Mulher irá atender em Ipiranga até o dia 11 de outubro.

Estavam ainda presentes o Secretário Municipal de Cultura Willian Mendes, a Diretora do HPP Samyra Moura, Conceição de Maria Chefe do Departamento de Geração de Emprego e Renda, Francislene Leal Coordenadora do SAMU e Tamires Mendes Coordenadora de Vigilância em Saúde.

O Sesc Saúde Mulher é composto por unidades móveis que realizam exames para prevenção de câncer de mama e colo do útero, além de ações educativas para a promoção da saúde.

Os exames oferecidos nas unidades são: mamografia e citopatológico (exame preventivo). Para a realização da mamografia é necessário o encaminhamento médico, além da identidade e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). No caso do citopatológico (preventivo) o pedido médico é dispensável.

O citopatológico é indicado a toda mulher que já iniciou sua vida sexual, principalmente aquelas com idade entre 25 e 64 anos. Já a mamografia deve ser feita entre os 50 a 69 anos.

Além dos exames são realizadas ações educativas de promoção da saúde.

Entre os temas abordados estão os direitos sexuais e reprodutivos, diversidade sexual, planejamento familiar, prevenção a violência doméstica e a mortalidade materna.

A estrutura consiste em um caminhão dividido em:

•Consultório para realização de exames do citopatológico (preventivo);

•Sala de mamografia: espaço composto de mamógrafo digital, estação de trabalho e egatoscópio;

•Banheiro;

•Tenda externa com espaço multimídia para ações educativas, funcionamento de recepção e sala de espera.

A unidade do Sesc Saúde Mulher é composta por seis profissionais (enfermeiro (a), educador (a) em saúde, técnico (a) de radiologia, artífice de manutenção e motorista). Além disso, conta com a colaboração de laboratórios para emissão de laudos, assim como um médico responsável técnico que responde pela unidade.

Meio Norte

Facebook
Publicidade