Geral
SAÚDE
SAMU suspende resgates devido a problemas mecânicos em ambulâncias
Em Nota, funcionários do órgão também denunciaram que estão com os salários atrasados e até sem fardamento
João Paulo - 03/11/2017
Foto/ CCOM
Prefeitura disse que está providenciando o concerto dos veículos

Desde o último dia 28 de outubro a cidade de Picos está desassistida do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O motivo: as duas únicas ambulâncias usadas nos resgates encontram-se com problemas mecânicos. Funcionários do órgão emitiram uma Nota Pública de Esclarecimento para explicar o problema a população picoense.

Na Nota, que se espalhou nas redes sociais, os funcionários relatam que tanto a ambulância de Suporte Básico de Vida (USB) quanto à de Suporte Avançado da Vida (USA) estão com defeito. Na avaliação dos servidores a condição dos veículos comprometia inclusive a segurança da equipe e das pessoas atendidas.  Embora não estejam fazendo os resgates, eles enfatizam na Nota que estão cumprindo o horário de expediente na base do SAMU no bairro Ipueiras.

Além de informar a respeito das condições das ambulâncias do órgão, os servidores do SAMU também usaram a Nota para denunciar vários outros problemas vivenciados pelos servidores.

“Alguns se encontram com três meses e outros com dois meses de salários atrasados, não recebemos adicionais de insalubridade e por trabalho noturno (que é um direito constitucional), ficamos na grande parte do mês sem alimentação (pois não é fornecida pela gestão de forma regular) e os novos profissionais que adentraram ao serviço por meio do último concurso público não receberam o seu fardamento (considerado Equipamento de Proteção Individual que deve, ser obrigatoriamente, fornecido pelo empregador/ gestão)”, consta na Nota Pública de Esclarecimento.

Outro lado

A Prefeitura de Picos prometeu resolver o problema dos veículos até está sexta-feira (03). No que diz respeito aos demais problemas elencados na Nota, a administração municipal espera que com a demissão de mais de 500 servidores contratados possa sanar todas as demandas salariais existentes em pendência na Secretaria Municipal de Saúde.

Facebook
Publicidade