Política
DERROTA POLÍTICA?
Padre Walmir não consegue segurar aliada na Câmara e a contempla com uma secretaria
Suplente de vereador, Creusa Nunes (PMDB), indicou filho para assumir a secretaria municipal de Administração
João Paulo - 08/11/2017
Foto/ Reprodução Internet
Prefeito tinha o interesse de manter Creusa Nunes na Câmara

A rotatividade no comando é o que mais tem chamado à atenção e marcado a gestão da Secretaria Municipal de Administração, da Prefeitura de Picos, nesses primeiros dez meses de 2017. Nesse curto período de tempo o prefeito, Padre José Walmir de Lima (PT), já teve que fazer quatro mudanças de gestores nessa pasta. A mais recente aconteceu na última segunda-feira (06).

Após um vereador (Evandro Paturi, PT), um empresário (R. Sá Filho), e uma professora universitária (Oneide Rocha), a pasta agora tem a frente um jovem acadêmico de Direito. João Paulo Gonçalves Nunes Babosa, de 23 anos, é filho da suplente de vereador, Creusa Nunes (PMDB). Ele substitui Paturi que retornou a Câmara depois de três meses no comando da secretaria de Administração.

Vale lembrar que com o retorno de Paturi ao Poder Legislativo foi justamente Creusa Nunes, 1ª suplente da coligação "Trabalhando a Gente Segue em Frente", que teve de deixar a Câmara. E a saída da peemedebista aconteceu a contragosto do Padre Walmir. O prefeito nunca escondeu que a intenção primeira era manter a aliada na atuação parlamentar.

“A gente tem o interesse de mantê-la na Câmara. A nossa vontade primeira é de mantê-la na Câmara. Se surgir alguém que possa vir dos nossos vereadores para que continue na Câmara, essa é a nossa pretensão”, confidenciou o prefeito em entrevista ainda no dia 14 de outubro.

Naquela altura Padre Walmir deixou bem claro que intenção era deslocar o vereador Simão Carvalho para alguma secretaria e assim manter a aliada na Câmara. “Se tivermos que mexer com outras pastas, com outras funções para que nesse jogo mantenha a vaga dela, nós vamos fazer. Mas não é propriamente dito Simão vai para esta pasta [Administração]”, explicou na oportunidade.

Depois disso o que se sabe é que a secretaria municipal de Agricultura e Abastecimento teria sido oferecida a Simão Carvalho, por ele ter mais afinidade com as questões ligadas a terra e ao homem do campo. No entanto, as negociações teriam esbarrado na falta de autonomia que o parlamentar se deparou caso aceitasse o cargo. Desse modo, sem conseguir segurar a aliada na Câmara o prefeito a contemplou com a indicação do secretário de Administração.

Nesse início da administração “Uma cidade para todos”, Creusa Nunes tem sido bastante prestigiada pelo Palácio Coelho Rodrigues. Ela ficou por mais de nove meses com assento na Câmara de vereadores. Creusa foi empossada no dia 03 de janeiro no lugar de Welington Dantas (PT), que naquela ocasião assumiu a secretaria municipal de Governo.

Posteriormente com o retorno de Dantas para o Poder Legislativo, no final de junho, o Padre Walmir novamente entrou em ação para manter a aliada na Casa. Como já foi dito anteriormente, isso ocorreu com a ida do vereador, Evandro Paturi, para a secretaria de Administração. Mas como vimos, com a saída de Paturi da pasta, em 29 de setembro, a suplente teve de desocupar o gabinete no Poder Legislativo no dia 15 de outubro, haja vista que o Padre Walmir não conseguir arquitetar nenhuma engenharia para segurar novamente Creusa Nunes na Câmara de vereadores. Se isso representa uma derrota política do Chefe do Poder Executivo ou não, só o tempo irá dizer.

Facebook
Publicidade