Geral
MANIFESTAÇÃO
Trabalhadores rurais protestam contra reforma da Previdência
Protesto aconteceu em frente à Agência do INSS
João Paulo - 11/12/2017
Foto/ Portal O Povo
Manifestação reuniu representantes de dezenas de municípios

Uma manifestação interditou a Rua Coronel Francisco Santos, no Centro de Picos, ao longo da manhã desta segunda-feira (11). Dezenas de trabalhadores rurais de vários municípios da Região protestaram contra a Reforma da Previdência. O protesto se concentrou em frente à Agência do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).

O ato foi promovido pela FETAG/PI (Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Estado do Piauí) em parceria com Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de vários polos. Os manifestantes usaram faixas para expor a insatisfação com as reformas propostas pelo Governo Federal. Durante o protesto o microfone ficou aberto e vários sindicalistas fizeram o uso da palavra para atacar o presidente, Michel Temer, (PMDB) e deputados federais piauienses que são a favor das mudanças.

“Nós estamos representando o polo de Paulistana trazendo a nossa indignação com esse Governo que está aí para tirar os nossos direitos. Mas nós do movimento não devemos nos calar diante dessa situação porque nós estamos aqui para mostrar para eles que nós temos as bases nos nossos municípios. E esse Governo e esses deputados pilantras que estão aí para engolir os nossos direitos eles em 2018 vão descer na nossa base para pedir voto e nós do movimento estamos alertando nossos trabalhadores rurais que é hora de darmos a nossa resposta para eles dizendo que queremos lá pessoas que defendam os nossos direitos”, disse a presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Jacobina do Piauí (STTR), Betinha.

A sindicalista frisou que os movimentos de trabalhadores rurais em hipótese alguma vão aceitar a reforma da Previdência nos moldes que ela foi proposta. “Nós vamos sim é para rua dizer que o povo está vendo o que eles estão fazendo”, completou. O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Picos, Francisco Pereira, falou que tendo em vista as conquistas conseguidas através das lutas encampadas pelos movimentos sindicais, é inadmissível os trabalhadores passarem por uma ameaça de retrocesso nas leis trabalhistas.

“É lamentável a gente olhar e ver um Governo golpista que através de um golpe tirou uma presidenta legítima do poder e a partir do momento que assumiu o poder nosso país está igual a caranguejo andando para trás. Como é que diz que a Previdência está quebrada se quitou dívidas grandes de grandes empresas. A gente vê no noticiário ele perdoando dívidas imensas de grandes empresas e alega que o trabalhador rural quebra a Previdência. Temos que ficar bem atentos e pressionar os deputados. Em 2018 é a nossa vez, eles são empregados nossos, só estão lá porque votamos e colocamos, então temos o direito de tirar”, prosseguiu.

O protesto aconteceu sem o registro de nenhum incidente. Uma equipe da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana bloqueou o tráfego na Rua Coronel Francisco Santos. Durante o ato os agentes desviaram o trânsito para a Rua Francisco Prota.

Facebook
Publicidade