Geral
SALÁRIOS ATRASADOS
Funcionários da Saúde de Picos deflagram greve
Servidores da Educação também ameaçam aderir ao movimento caso em 2018 os salários não sejam pagos até o quinto dia útil de cada mês
João Paulo - 12/01/2018
Foto/ João Paulo
Diretor da SMS disse que salário de dezembro será pago depois de 15 de janeiro

“Quando ele está em campanha diz que vai resolver toda situação. Depois de tá eleito adianta o seu lado e dá uma banana para o meu povão. Perde a credibilidade, a moral e o pudor. Tira o pão da boca das crianças do aposentado e do trabalhador!”.

Ao som de “Vírus da Corrupção”, do cantor Bezerra da Silva, funcionários concursados de várias categorias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Picos, filiados ao SINDSERM (Sindicato dos Servidores Municipais de Picos), encerraram um protesto em frente à Prefeitura, na manhã desta sexta-feira (12), onde deflagraram greve que continuará até que a administração municipal quite o salário referente ao mês de dezembro do ano passado.

O atraso salarial era ainda maior, de dois meses, mas na última quarta-feira (10) a Secretaria Municipal de Saúde quitou apenas o vencimento do mês de novembro dos efetivos, o que não fez os funcionários públicos recuarem da manifestação aprovada em Assembleia na tarde do dia 09.

“Nós não concordamos de que pagou o mês de novembro está tudo bem porque vai terminar janeiro pagando dezembro e assim sucessivamente, ou seja, a mesma novela”, explicou a presidente do SINDSERM, professora, Edna Moura.

Durante o protesto, servidores da SEME (Secretaria Municipal de Educação), também deliberaram a favor de uma possível greve caso os salários no ano de 2018 não sejam pagos até no máximo o quinto dia útil de cada mês.

Atualmente os funcionários da Educação também estão com o salário do mês de dezembro atrasado.

Nesta última quinta-feira (11), alguns professores 20 horas receberam o pagamento em atraso, o que causou indignação de quem ficou sem receber o vencimento.

A previsão é que os demais funcionários da SEME sejam pagos somente a partir do dia 20 de janeiro.

“Eu graças a Deus recebi, mas infelizmente a maioria dos meus companheiros de trabalho não recebeu e aí seria injusto eu está em casa, fazendo compras ou passeando por isso vim aqui para somar, pois não estou satisfeita com essa situação porque é muito triste você trabalhar e não honrar seus compromissos por não receber o pagamento”, disse uma professora quando a palavra foi facultada aos presentes.

Além da regularização dos salários, os trabalhadores da Educação cobram a realização de eleição direta para escolha dos diretores das escolas bem como a mudança de nível dos professores.

“Se no quinto dia útil não pagar no outro dia a gente está parando e indo as ruas, aí a gente fará a convocação imediatamente e vamos fazer acampamento aqui na Prefeitura e na Secretaria de Educação”, avisou a professora Edna Moura.

Outro lado

O Diretor Administrativo da SMS (Secretaria Municipal de Saúde), Bruno Luz, declarou ontem (11), que o pagamento do salário de dezembro dos efetivos da Saúde será efetuado quando a pasta receber os próximos repasses Federais previstos para estarem disponíveis no dia 15 de janeiro.

“O sindicato tem conhecimento da nossa intensão de regularizar, além do mês de novembro que já foi feito, também o mês de dezembro”, colocou o Diretor Administrativo da SMS. 

 

Facebook
Publicidade