Esporte
LUTA ÁRDUA
ASKAPI busca patrocínios para participar de Zonal no Pará e Mundial na Escócia
Recentemente Associação de Karatê de Picos realizou Seminário
Da Redação - 29/03/2018
Foto/ ASKAPI
Equipe que levar cinco atletas para a competição nacional e dois para a internacional

Com o objetivo de aperfeiçoar as técnicas de atletas, a ASKAPI (Associação de Karatê de Picos), realizou o Seminário de Karatê “Shiai, Kumite e Kata”. O evento foi realizado na sede da entidade, localizada na Avenida Severo Eulálio, entre os dias 24 e 25 de março. Participaram caratecas de Picos, Campo Grande do Piauí e da cidade cearense de Barbalha.

“Realizamos mais um grande Seminário de Karatê com o nosso mestre, de Fortaleza, , Ossian Leite, ele que é faixa preta 7º grau e diretor de arbitragem da CBKI [Confederação Brasileira de Karatê Interestilos] nacional e internacional. Foi a quinta vez que ele esteve em Picos com o objetivo de lapidar ainda mais nossos guerreiros da Seleção Picoense de Karatê, já visando os campeonatos que vão ter este ano. A participação foi e massa, foi muito bom”, avaliou o professor e presidente ASKAPI, Francisco Arcanjo.

Durante o Seminário de Karatê “Shiai, Kumite e Kata” foram trabalhados vários pontos como melhoramento da parte técnica, física e psicológica dos atletas. Francisco Arcanjo classificou o evento como de grande aprendizagem para os caratecas. Na avaliação do mesmo, o aprendizado repassado pelo mestre, Ossian Leite, deixou os atletas capacitados a participarem de qualquer competição.

(Foto/ ASKAPI/ Entidade realizou Seminário de Karatê “Shiai, Kumite e Kata”)

Luta por patrocínio

Após a realização do Seminário, a Associação de Karatê de Picos dará início a uma luta ainda mais dura do que a enfrentada no tatame: buscar patrocínio para duas competições. O primeiro campeonato é o Zonal Norte/ Nordeste de Karatê. A competição será realizada de 25 a 29 de abril, na cidade de Parauapebas, no Estado do Pará.

“Temos cinco guerreiros da ASKAPI já se preparando para representar o nosso Estado. Alguns atletas têm já alguns patrocinadores, mas não é o suficiente, a nossa despesa é bastante elevada para ir em uma viagem dessas, então nós temos de correr atrás de mais recursos. Estamos na peleja, na batalha para ver se conseguimos recursos para custear todas as despesas a questão de passagens, o frete de uma Van, estadia e alimentação em hotel, inscrições, então são muita despesa”, pontuou o presidente da ASKAPI.

Francisco Arcanjo disse que quem quiser ajudar aos caratecas pode se dirigir até a sede da Associação de Karatê de Picos, que funciona no Posto Rede BB, na Avenida Severo Eulálio, no bairro Canto da Várzea. O horário de funcionamento é das 16h00min as 21h0min.

Mundial da Escócia

E a luta por patrocínio não para. Principalmente porque a ASKAPI classificou dois atletas (João Paulo e Vanessa Costa) para participar do Campeonato Mundial de Karatê 2018, que será realizado no mês de Junho no Reino Unido, mais precisamente na Escócia. A despesa alta, em torno de R$ 8 mil reais por pessoa, agora é o maior desfio a ser enfrentado pelos caratecas picoenses.

“Eu acho que a luta mais árdua, a pior mesmo é essa de correr atrás de patrocínio, de recurso, você está pedindo a um e a outro. No nosso país infelizmente o esporte amador tem pouco apoio, não o veem como algo que educa e tira a criança da vulnerabilidade social. É difícil, mas a gente batalha para vencer”, concluiu Francisco Arcanjo.  

Facebook
Publicidade