Geral
ACIONARAM A OAB
Donos de trailers não aceitam transferência para Avenida Beira Rio
Comerciantes consideram a mudança um “suicídio financeiro”
João Paulo - 11/05/2018
Foto: Portal O Povo
Montagem da Praça de Alimentação já teve início

A Prefeitura de Picos, através da Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico, já deu início as adequações em um trecho da Avenida Beira Ria, no bairro Boa Sorte, para onde pretende transferir os trailers que funcionam nas Praças Felix Pacheco e Josino Ferreira, no Centro de Picos. No local, onde está prevista para funcionar uma praça de alimentação, já foi montado um portal. Na estrutura de ferro foi colocada uma placa com a inscrição “Point Beira Rio”.

Essa transferência dos trabalhadores autônomos estava marcada incialmente para acontecer no último dia 30 de abril. Mas, segundo o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Iata Rodrigues, teve de ser adiada devido um atraso na entrega de painéis que serão montados no local, além da burocracia haja vista a necessidade de se abrir um processo licitatório. Agora, conforme o gestor, a expectativa é que os comerciantes sejam transferidos gradualmente até o final de maio.

“Nós também estamos acompanhando um cronograma da Secretaria de Meio Ambiente. Eles estão se preparando para fazer uma reforma na Praça Felix Pacheco e na Praça Josino Ferreira. Vencida essa etapa aí vão para a Praça do Hospital Regional. Então de acordo com cronograma de ação nós vamos fazer isso [a transferência dos trailers]. Eu só tenho uma certeza, quando tiverem com dois meses instalados lá vai chover gente querendo espaço para está lá. A mudança é inevitável, ela vai acontecer, isso não é mais discutível”, disse Iata Rodrigues, acrescentando que o comerciante que relutar em deixar as praças não terá o alvará renovado e o trailer será embargado.

No entanto, essa decisão do Prefeitura, que justifica que está apenas cumprindo uma recomendação do Ministério Público Estadual (MPE), desagradou bastante os comerciantes que prometem, por meio do diálogo, lutar para permanecer nas praças. Em entrevista a nossa reportagem o representante dos proprietários dos donos de trailers, o comerciante, Eurípedes Parreira, que é mais conhecido como “Pepeu Lanches”, disse que os trabalhadores já acionaram a Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), para tentar reverter a decisão que eles consideram totalitária. Uma reunião com representantes da entidade acontecerá na próxima semana, provavelmente na segunda-feira (14), a partir das 15h00min.

(Foto: Portal o Povo: "Pepeu", representante dos donos dos trailers, propõe mais diálogo por parte da Prefeitura)

“Os próximos passos serão nós sermos ouvidos em uma comissão da OAB para que seja analisada realmente essa proposta da Prefeitura de nos levar para Beira Rio. Que seja analisado porque ali é um fiasco, ali é um tiro no pé. Depois da OAB vamos partir para o Ministério Público, para que encontremos um denominador comum, outras alternativas e que tudo seja feito dentro do entendimento dentro da comunicação porque não existe outra saída a não ser através do diálogo e eu tenho certeza que vai ser bom para todo mundo quando buscarmos outras alternativas porque esta da Beira Rio está descartada”, pontuou “Pepeu”.

O comerciante aponta a falta de um fluxo de pessoas como o principal motivo para os donos de trailers não aceitarem a transferência para Beira Rio. “Pepeu” considera que até mesmo grandes eventos realizados pela Prefeitura no local ficaram bem abaixo do esperado. “A Avenida Beira Rio é um fiasco, é uma fracasso, seria um suicídio econômico, um suicídio dos nossos negócios. Nós ganhamos nosso sustento nesses espaços que são uns espaços de fluxo, aonde tem uma população flutuante de 20, 30 mil pessoas diariamente. O nosso faturamento caiu em virtude da desaceleração da economia, está todo mundo sofrendo com baixos faturamentos, muitos comerciantes trabalhando no vermelho, e com essa medida da Prefeitura a gente tem certeza que os problemas serão aumentados porque vai gerar desemprego”, completou.

“Pepeu” disse ainda que os trailers localizados nas Praças Felix Pacheco e Josino Ferreira são pontos de encontros de jovens e famílias. Ele acredita que sem a presença do comércio o movimento diminuirá nesses logradouros públicos. “As praças não tem atrativos, mas os trailers em si, com a iluminação, com a oferta de bons produtos, se tornam uma atração e as pessoas estão vindo para as praças, estão satisfeitas e quando a gente fala para as pessoas que a Prefeitura está com esse projeto todo mundo reprova imediatamente e se posicionam favoráveis para que a gente lute para conseguir um espaço melhor para trabalhar ou para que permaneçamos nesse espaço”, colocou.

Em relação ao início da montagem da praça de alimentação na Avenida Beira Rio, o comerciante a classificou como uma medida totalitária. “É enfiar de goela abaixo. É dizer você vai para cá e acabou. Vivemos em um país democrático e as pessoas estão bem mais esclarecidas, tem a oportunidade de opinar, de participar, de sugerir, mas parece que isso não está sendo levado em conta pela administração do Padre Walmir. A gente espera que ele reconsidere e leve em conta essa questão de um Governo que é feito pelo povo e para o povo e que busque o diálogo, busque ouvir a categoria, busque ouvir o povo para que a coisa seja feita de forma que seja boa para todo o mundo”, ponderou.

“Pepeu” também informou que além da padronização os trailers, os comerciantes sugeriram ao secretário, Iata Rodrigues, como uma medida a médio prazo, um melhor aproveitamento dos canteiros das praças. “Tem canteiros enormes, antigos, arcaicos que não tem nada de beleza nesses canteiros. E esses espaços poderiam ser melhor reaproveitados”, explicou. Já a longo prazo a sugestão foi de no futuro transferir o estádio municipal para uma área mais distante do Centro, como o bairro Belo Norte e o Povoado Torrões, e transforma o atual espaço em um grande centro artístico, com praça de alimentação e um terminal para o transporte alternativo.

Facebook
Publicidade