Política
PODER LEGISLATIVO
Vereadora critica antecipação da eleição da Mesa Diretora da Câmara de Picos
“A população que saber o motivo dessa antecipação”, questionou Valdívia Santos (PRP)
João Paulo - 25/06/2018
Foto/ Reprodução Facebook Valdívia Santos
Vereadora também alfinetou o fato do PTB, partido da base, não ter sido avisado da antecipação

Com a alegação de que a crise financeira de 2017 afetou as finanças da Câmara de vereadores de Picos e justificando que está seguindo o modelo adotado pelo Poder Legislativo de Teresina e pela Alepi (Assembleia Legislativa do Estado do Piauí), um grupo de oito parlamentares da base governista apresentou Projetos de Emendas a Lei Orgânica do Município e ao Regimento Interno da Câmara com o objetivo de antecipar a eleição da Mesa Diretora da Câmara. A matéria foi votada e aprovada em regime de urgência em duas sessões realizadas na última quinta-feira (21).

A matéria proposta pelo presidente da Casa, Hugo Victor (MDB) e os vereadores Antônio de Moura (PC do B), Dalva Mocó (PTB), Evandro Paturi (PT), José Luís (PTB), Rinaldinho (Progressistas), Severino Luz (PDT) e Simão Carvalho Filho (PSD), também recebeu o aval de Afonsinho Guimarães (Progressistas), Chaguinha (PTB), Dedé Monteiro (PPS), Toinho de Chicá (Progressistas) e Wellington Dantas (PT), totalizando 13 votos a favor. Votaram contra, a antecipação da eleição Mesa Diretora da Câmara, os vereadores Renato (PRP) e Valdívia Santos (PRP).

Com a aprovação das Emendas a Lei Orgânica do Município e ao Regimento Interno da Câmara, a eleição para 2º biênio do Poder Legislativo Picoense, que acontecia sempre na última sessão do ano, agora será realizada até o encerramento dos trabalhos referentes ao primeiro semestre. Assim, em 2018 a data da votação interna mudou do dia 22 de dezembro para 12 de julho.

A vereadora, Valdívia Santos, criticou essa antecipação de cinco meses na eleição da Mesa Diretora da Câmara de vereadores de Picos.

“É a primeira vez na cidade de Picos que a gente ver falar nisso e eu acho que esse não é o momento, nada contra a vinda do Projeto, agora o meu posicionamento é de não votar. Eu voto contra porque eu tenho princípios e respeito pelo povo que me colocou aqui. E todas as pessoas que eu pedi opinião me pediram um argumento para haver essa antecipação dessa eleição. A população que saber o motivo dessa antecipação. E como eu não encontrei eu me posiciono em votar contra”, argumentou.

Valdívia Santos também alfinetou o fato de alguns vereadores da base governista não terem sido comunicados previamente sobre a proposta de antecipação da eleição da Câmara.

“E digo aqui também aos colegas do PTB que se nós da oposição tivéssemos dado sim [a antecipação] vocês não teriam sido nem informados dessa antecipação da eleição. E eu digo se tivesse acontecido comigo o que aconteceu com vocês da bancada do PTB eu jamais votaria em um Projeto desses porque vocês só foram comunicados porque nós da oposição, não todos, vão votar contra e precisa de voto suficiente para passar”, alfinetou a parlamentar.

Para quem não se lembra na eleição da Mesa Diretora realizada no início da atual Legislatura, em 1º de janeiro de 2017, lideranças do PTB tentaram emplacar o nome do vereador, Chaguinha, como candidato a Presidência da Câmara, mas a proposta acabou preterida pelo prefeito, Padre José Walmir de Lima (PT), o que na época criou um mal estar com os petebistas, e o vereador Hugo Victor foi reeleito para o seu terceiro mandato. Ele também é favorito na eleição de 12 de julho próximo.

Facebook
Publicidade