Polícia
FEMINICÍDIO
Garçom mata a ex-mulher a pauladas no Centro de Picos
Esse foi o segundo homicídio registrado no município em 2019
Da Redação - 04/03/2019
Foto/ Portal O Povo
Crime aconteceu em frente ao Colégio das Irmãs

A cidade de Picos voltou a ser palco de um crime bárbaro de feminicídio. Um homem matou a ex-mulher a pauladas. O corpo da vítima foi encontrado por volta das 03h00min em frente ao colégio Instituto Monsenhor Hipólito (IMH), na Rua Monsenhor Hipólito, no Centro.

Nossa reportagem esteve em frente à escola particular onde aconteceu o crime. No local ainda era grande a presença de sague na sarjeta e por cima dos tachões que sinalizam a rua. Um dos pés da sapatilha da vítima foi deixado no lugar.

De acordo com informações do Comandante do 4º BPM (Batalhão da Polícia Militar), Tenente-coronel, Edwaldo Viana, o acusado desse feminicídio foi identificado como Antônio José da Silva. Ele informou que o homem reside no bairro Parque de Exposição e trabalha na Pizzaria “Boca de Forno”, estabelecimento localizado na mesma rua onde ocorreu o crime. Populares informaram que o suspeito era garçom na pizzaria.

A vítima foi identificada como Francisca Gorete, que residia no Morro do Mestre Abrão, na parte Central da cidade. Ela e Antônio já estavam separados. Informações de populares dão conta inclusive que o garçom já mantinha um relacionamento com outra mulher.

Pessoas que residem em uma casa em frente aonde ocorreu o assassinato ficaram em choque com a notícia. Eles disseram que não ouviram nenhum barulho durante a madrugada. Um dos moradores ficou surpreso com o fato do acusado do crime ser o garçom, Antônio. “Eu o conheço”, disse o morador.

Alguns curiosos foram nesta manhã até a cena do crime. Pelo menos duas pessoas disseram a nossa reportagem que o feminicídio teria sido motivado por um desentendimento relativo ao pagamento de pensão alimentícia. No entanto, as polícias ainda não se pronunciaram sobre o que teria motivado o assassinato brutal.

Em um áudio atribuído ao garçom, que circular nas redes sociais, o acusado disse que foi ameaçado de morte pela vítima. “Ela disse que ia dar fim a eu, que eu não ia ver a luz do sol nascer não. Chegou na pizzaria enchendo o saco”, relatou.

(Foto/ Reprodução WhatsApp/ Vítima, Maria Gorete, e acusado, Antônio José da Silva)

Também no áudio Antônio relata que foi empurrado por Francisca Gorete nas imediações da agência dos Correios, na Praça Josino Ferreira. “Aí eu fui e quando chegou em frente ao Colégio das Irmãs eu fiz que ia urinar, porque eu sabia que tinha uns paus lá, aí peguei um pau e matei ela”, relatou.

Na mensagem de áudio ele diz ainda que vai se esconder, pois não pode ser preso no período de flagrante. “Deus me livre eu não posso ser pego agora não, antes de 24 horas não, só quando passar 24 horas”.

Segundo Edwaldo Viana, a polícia militar se encontra em diligência em busca de prender o garçom. “Imediatamente foi comunicado o fato ao Oficial [do dia] que iniciou as diligências no sentido de localizar o infrator e prender já que é uma pessoa bastante conhecida nesta cidade”, informou.

Esse foi o segundo caso de feminicídio registrado em Picos em menos de três meses. No último dia 08 de dezembro a funcionária do setor de lavanderia do Hospital Dr. Oscar, Maria José da Silva, de 43 anos, que era mais conhecida como “Mazé”, foi morta com golpes de faca pelo ex-marido, Francisco de Assis Alves Pereira, de 57 anos, que era mais conhecido como “Chiquinho”, que após o assassinato cometeu suicídio. Esse assassinato aconteceu na altura do Nº 604, da Rua Bahia III, no bairro Aerolândia.

Esse foi o segundo homicídio registrado em Picos em 2019. Além Francisca Gorete, o ex-presidiário, Francisco Ronuelo da Silva, de 28 anos, que era mais conhecido como “Zanoinho” foi assassinado no município picoense nesse ano. Ele foi morto a tiros pelo cunhado, Jeferson Gomes de Sousa, que é mais conhecido como “Pica-Pau”, crime ocorrido no dia 24 de fevereiro em um imóvel no Conjunto Habitacional Lousinho Monteiro, que fica localizado nas margens da PI 375, rodovia estadual que liga Picos a Santana do Piauí.

Picos: Pelo menos um caso de feminicídio por ano

Um levantamento feito por nossa reportagem apontou que desde 2015 pelo menos uma mulher é assassinada de forma brutal no município picoense. Em 2018 a vítima foi a funcionária do setor de lavanderia do Hospital Dr. Oscar, Maria José da Silva, de 43 anos, que era mais conhecida como “Mazé”.

Em 2017 foram registrados dois crimes de feminicídio que tiveram como vítimas a garota de programa, Vera da Silva Brito, e a dona de casa, Jarnicleide de Holanda Leal, de 25 anos. O corpo de Vera da Silva foi encontrado carbonizado próximo a Passarela da BR 316, no início da tarde do dia 05 de outubro de 2017. O laudo da polícia civil apontou que ela foi queimada ainda viva. Embora tenha sido um caso que chocou o Estado do Piauí até o momento nenhum suspeito foi preso.

Já Jarnicleide de Holanda acabou morta dentro de casa pelo ex-marido, José Adriano dos Santos, com um tiro de espingarda na cabeça, no bairro Umari, na manhã do dia 02 maio de 2017. José Adriano dos Santos foi condenado pelo crime de feminicídio e pegou uma pena de 28 anos de reclusão.

Outro caso que também continua sem solução é o de outra garota de programa assassinada em Picos no ano de 2016. Tarciana Maria Alencar Silva foi encontrada morta na Rua do Arame, no trecho conhecido como “cracolândia”, no bairro São Vicente, na manhã do dia 08 de agosto daquele ano. Ela apresentava sinais de pauladas e pedradas na região da cabeça.

No ano de 2015 a vítima de feminicídio em Picos foi a desempregada, Janaína Maria da Silva, de 27 anos. Janaína foi morta a tiros dentro de um banheiro no Bar da Palmeira, no bairro Samambaia, na noite do dia 08 de março. Três dias depois do assassinato, no dia 11 de março, o ex-namorado da vítima, Adeíldo Francisco Ferreira, que é mais conhecido como “Del”, foi preso na cidade de Jaicós, acusado do crime.

Facebook
Publicidade