Geral
DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Ato no Centro de Picos conscientiza mulheres sobre impacto da Reforma da Previdência, feminicídio e perdas de direitos
Marielle’s Unidas aconteceu na Praça Felix Pacheco
João Paulo - 08/03/2019
Foto/ Portal O Povo
Mulheres carregavam cartazes com várias reivindicações em defesa da população feminina

Sem se contentar apenas com o óbvio, como os gestos e as demonstrações de carinhos ao longo desse dia dedicado a elas, militantes de coletivos, entidades classistas, estudantis e que defendem os direitos das mulheres usaram o 08 de março, Dia Internacional da Mulher, para irem as ruas de Picos com o intuito de conscientizar a população feminina sobre três temas bastante discutidos atualmente em torno da vida delas: o impacto da Reforma da Previdência , os índices de feminicídio e a perda de direitos.

CONFIRA IMAGENS

Denominado de “Marielle’s Unidas”, o ato realizado na Praça Felix Pacheco, no Centro, na manhã desta sexta-feira, também lembrou do assassinato da vereadora carioca, Marielle Franco, que no próximo dia 14 de março completará um ano sem que nenhum envolvido tenha sido preso, além de ter chamado a atenção para as mulheres mortas vítimas do rompimento da barragem da Vale no município mineiro de Brumadinho.

A Dirigente Nacional do Levante Popular da Juventude, Isabel Silva, disse que os principais impactos negativos da Reforma da Previdência na vida das brasileiras seriam a elevação da idade mínima para se aposentar e o aumento do tempo de contribuição com a Previdência Social.

“A gente sabe que as mulheres têm várias jornadas de trabalho, principalmente as mulheres rurais então não tem como aumentar em 20 anos de contribuição nessa Reforma da Previdência e aumentar para 60 anos o tempo mínimo, pois as mulheres rurais trabalham muito mais”, destacou Isabel Silva.

No que diz respeito aos índices de feminicídio no Estado ela frisou que, conforme dados do Comando Geral da Polícia Militar e da Secretaria de Segurança Pública, em 2018 houve um aumento de 45% em relação ao ano anterior, o que a militante considera inadmissível. “Basta de feminicídio”, pediu.

Durante o ato foram distribuídos panfletos com informações a respeito do impacto da Reforma da Previdência na vida das mulheres, foram expostos cartazes com várias reivindicações em favor da população feminina e cruzes com nomes de vítimas de feminicídio em Picos, no Estado do Piauí e no Brasil.

O ato "Marielle's Unidas" foi encerrado em frente a agência no INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), na Rua Coronel Francisco Santos,com a colocação de cruzes e cartazes no canteiro do órgão.

Participaram desse ato integrantes do Levante Popular da Juventude, Movimento Mulheres Livres (MML), Associação dos Docentes da UFPI-ADUFPI, Coletivo Graciones, Setorial de Mulheres do Partido dos Trabalhadores, Diretório Central dos Estudantes da UFPI e sociedade civil organizada.

Facebook
Publicidade