Municípios
MANHÃ LITERÁRIA
Educação promove manhã literária “Semeando Letras” em Alagoinha do Piauí
Atividade fez parte da programação do aniversário de 33 anos do município
Da Redação - 09/04/2019
Foto/ Cidades na Net

Na manhã desta segunda-feira (08) a Educação de Alagoinha do Piauí, promoveu na Unidade Escolar Alencar Mota,  o Manhã Literária.

Com o tema “Semeando Letras”, o projeto tem como objetivo promover o encontro dos alunos e da comunidade em geral com a literatura local e o seus representantes, valorizando o livro, a leitura e o relacionamento entre si.

A secretária municipal de Educação, Anatália Rocha, prestigiando o evento aproveitou para parabenizar as apresentações e agradecer pela presença das pessoas que vieram de outras cidades como Picos, Vila Nova do Piauí, São Julião, Campo Grande e Fronteiras.

“Quero agradecer aos alunos que são peças fundamentais e, principalmente aos professores e diretores do Jonas Nicolau (diretora Penha e diretora Lucilene), aos diretores da Escola Francisco Teodoro de Brito (diretora Zilma), Escola Joaquim José da Silva (diretora Aucirlândia), Escola Alencar Mota (João Crisóstomo), diretora do Departamento de Ensino, Adriana Rocha”, parabenizou.

“Trabalhamos em parceria independentemente de ser município, Estado ou Rede Particular. Foram aceitos os convites e agradeço a cada um que se preocupou em realizar suas belíssimas apresentações. É um momento muito importante”, destacou a secretária de Educação alagoinhense.

O prefeito Jorismar Rocha, também discursou e teceu elogios e agradecimentos aos escritores destacando a intelectualidade dos mesmos.

“Agradeço primeiramente pela presença no evento e dizer que tenho grande felicidade pelas atividades que estão acontecendo em nosso município. Foi um período onde várias escolas tiveram eventos que puderam descobrir as potencialidades do nosso município em termos de cultura, artesanato, escritores, compositores. Nosso município é muito rico nesse segmento e acreditamos que nossa Educação melhora cada vez mais”, discursou Jorismar.

A autora do hino municipal e escritora, Fidélia Rocha, lembrou da época em que escreveu a letra do hino de Alagoinha e quando estudava e compartilhava material escolar com demais pessoas desprovidas de oportunidades estudantis.

“Num momento desses onde todos aqui falaram, trouxeram um momento de apoio, admiração e homenagem. Desde quando iniciei meus estudos já sonhava com esse mundo onde pudéssemos mostrar livros para crianças, contar histórias, dramatizar e que cada um pudesse escrever o que sentia”, pontuou.

“Sempre tive a curiosidade de buscar fatos e fontes e acumular saberes e objetos para que pudesse oferecer aos alunos. Tive o costume de comprar lápis de cor, cartolina e figuras já pensando em compartilhar com quem não tinha. Minha casa hoje é um museu e uma biblioteca e estou lá para servir e incentivar a fazer tudo que eu sonhava”, destacou a escritora Fidélia.

A diretora do Departamento de Ensino, Adriana Rocha, falou sobre o desenvolvimento do projeto das escolas municipais.

“É um projeto que está desenvolvido nas escolas municipais. Apenas a Jonas Nicoalu concluiu com homenagens à todos os escritores locais e usaram clássicos da literatura brasileira, mas as outras escolas estão desenvolvendo. Vamos usar como ponta pé inicial para defender nossa cidade. Nossa cidade é rica e fizemos questão de homenagear nossos escritores locais. Muita gente não sabia que tinham pessoas aqui com livros publicados. Temos vários autores com obras publicadas”, ressaltou.

“Vamos defender e levantar essa bandeira porque nossa cidade é rica sim. Muito rica em Cultura e Arte. Temos muito ainda para fazer nessa área. Temos escritores, professores e alunos humildes com obras riquíssimas. Precisamos vestir a camisa da nossa cidade. Tem muita coisa que precisamos mostrar da nossa cidade. Parabenizo a Fidélia pela disponibilidade em ajudar sempre que nós precisamos”, exclamou.

Na ocasião vários escritores alagoinhenses receberam homenagens. Foram homenageados: Elias Sousa; a escritora Eva Graça; Firmina Maria de Jesus Arrais representada pela professora Adevânia Arrais; Francisco Joaquim (Ném de Quinzinho); o escritor Samuel Nascimento; João Douglas Brito; Luzia Helena de Brito; Maria Assunção da Rocha; Maria Lucimar da Rocha; Regivalda de Sousa

Alunos do Centro Educacional Sagrada Família, homenagearam a escritora Firmina Arrais dramatizando o livro O pintinho que aprendeu a amar.

Durante as homenagens, alunos da Unidade Escolar Joaquim José da Silva parabenizaram e prestaram homenagens aos escritores Francisco Joaquim da Rocha e Eva Graça.

Foram agraciados pelos alunos da Unidade Escolar Jonas Nicolau da Rocha, os escritores Samuel Nascimento (ex-aluno),  João Douglas e a Regivalda Sousa.

Ainda em momento de destaque, foram reverenciados as professoras e escritoras Lucimar Rocha e Fidélia Rocha pela Unidade Alencar Mota, bem como as escritoras Luzia Rocha, Assunção da Rocha e Elias Sousa laureados pela Unidade Escolar Francisco Teodoro de Lima, localizada na povoado Serra Velha, comunidade considerada, pela riqueza da literatura de Cordel.

Estiveram presentes: a diretora do Departamento de Ensino de Alagoinha, Adriana Rocha; o presidente da Academia de Letras da Região de Picos, Vilebaldo Rocha; o diretor do Departamento de Cultura de Esporte, Aquiles Neto; a vice-presidente da Academia de Letras de Alagoinha do Piauí, Fidélia Rocha; o diretor da Escola Alencar Mota, João Crisóstomo; a secretária de Cultura de Vila Nova do Piauí, Marli Veloso; o escritor e membro da Academia de Letras de Picos, De Assis Sousa; o professor e artista Raoni Sousa; o prefeito Jorismar Rocha; a secretária de Educação, Anatália Rocha; o vice-prefeito Cícero Alberto e esposa Jhayne; o secretário de Administração Flávio Rocha; a secretária de Saúde. Amélia Sá; a secretária de Assistência Social, Maria de Lourdes e os escritores: Elias Sousa; a escritora Eva Graça; Firmina Maria de Jesus Arrais representada pela professora Adevânia Arrais; Francisco Joaquim (Ném de Quinzinho); o escritor Samuel Nascimento; João Douglas Brito; Luzia Helena de Brito; Maria Assunção da Rocha; Maria Lucimar da Rocha; Regivalda de Sousa e Fidélia Rocha, Gilberto Brito, padre Manoel de Moura e demais professores e coordenadores entre alunos e outros profissionais da Educação.

Cidades na Net

Facebook
Publicidade