Municípios
INQUÉRITO CIVIL PÚBLICO
Ministério Público investiga Prefeitura de Dom Expedito Lopes e escritório de contabilidade por suposta fraude em contrato
MP apura se escritório serve de fachada para que empresa do prefeito, Valmir Barbosa (PDT), preste o serviço para Prefeitura
Da Redação - 18/05/2019
Foto/ Portal O Povo
Gestor tem dez dias para prestaresclrecimentos ao MP

O Ministério Público Estadual do Piauí (MPE/PI), através da Promotora da 1ª Promotoria de Justiça de Picos, Itanieli Rotondo Sá, instaurou um Inquérito Civil Público para investigar a denúncia de uma possível fraude envolvendo a Prefeitura do município de Dom Expedito Lopes na contratação de um escritório de contabilidade para prestar serviços ao Palácio José Belo.

Nos Atos Finalísticos da Portaria que instaurou o Inquérito Civil Público, publicados no Diário Oficial Eletrônico do Ministério Público do Estado do Piauí do último dia 13 de maio, a Promotora, Itanieli Rotondo Sá, deu o prazo de dez dias para que o prefeito de Dom Expedito Lopes, Valmir Barbosa (PDT), preste informações acerca da denúncia.

A Promotora Pública elencou três pontos cruciais para instaurar o Inquérito Civil Público que apura uma suposta fraude no contrato da Prefeitura de Dom Expedito Lopes com a Nobre Assessoria Contábil:

“1. Em que pese sua contratação, todos os serviços são desenvolvidos pela Asconta, escritório contábil pertencente ao Sr. Valmir Barbosa de Araújo, Prefeito de Dom Expedito Lopes-PI. 2. O Sr. John Lennon dos Santos Moura, ex-funcionário da Asconta, atualmente contratado pela Prefeitura, é quem prestaria os serviços para a Asconta e esta por sua vez estaria atuando em nome da Nobre Assessoria. 3. O escritório supostamente foi constituído com a finalidade específica de prestar serviços para a Prefeitura de Dom Expedito Lopes, já que foi aberto em 11/01/2017”, pontuou a membro do MPE nos Atos Finalísticos da Portaria que instaurou o Inquérito Civil Público.

Itanieli Rotondo Sá ainda notificou o servidor contratado da Prefeitura de Dom Expedito Lopes, John Lennon dos Santos Moura, e o proprietário da Nobre Assessoria Contábil, Marconio Nobre Araújo, a comparecerem ao Ministério Público, em um prazo de dez dias, para também prestarem informações acerca da denúncia.

Nossa reportagem, por telefone e in loco no município de Dom Expedito Lopes, tentou entrar em contato com o prefeito, Valmir Barbosa, para que ele prestasse esclarecimentos sobre a Portaria do MP, mas não obtivemos êxito.

(Foto/ Reprodução site do MPPI/ Atos Finalísticos e Portaria acerca da abertura do Inquérito Civil Público)

Facebook
Publicidade