Municípios
IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
Câmara de Dom Expedito Lopes aprova pedido de afastamento do secretário de Esporte Welington Conrado
Gestor é acusado de desvios de recursos. Resultado do Relatório será encaminhado ao Ministério Público, Prefeitura e TCE
Da Redação - 20/07/2019
Foto/ Reprodução Internet
Secretário Municipal de Esportes de Dom Expedito Lopes

A Comissão Especial de investigação formada pelos vereadores, Kyldary Gomes, presidente, Ireny Gonçalves, Relatora, e Luiz Quinor, membro, aprovou o imediato afastamento do secretário municipal de Esportes,  pelas práticas de improbidade administrativas.

Dos fatos:

O secretário fora denunciado pelas práticas de contratação ilegal de pessoas para transporte de times de futebol sem os mesmos sequer possuírem transporte. São vários recibos mensais sem constar nos mesmos números de placas dos carros contratados. O fato mais intrigante é a contratação mensal de Yara Conrado Lopes, que vem a ser sua irmã, sendo os dois filhos da vereadora, Evanil Conrado, que mesmo sendo uma adversária ferrenha da administração atual, do Sr. Valmir Barbosa, após conchavos políticos tornou-se aliada da gestão.

Outro fato mais grave foi a descoberta nos Balancetes de pedidos através de Ofícios (ANEXO I) do Sr. Francisco Borges Leal solicitando patrocínio para realização de campeonatos de futebol no Povoado Buriti Grande. Além de não ter sido realizado nenhum campeonato, o Sr. Francisco Borges Leal nunca foi envolvido nesta área de esporte. Vale salientar que Francisco Borges vem a ser Irmão de criação do secretário de esporte Sr. Wellington Conrado.

A Comissão apurou que as assinaturas que constam nos balancetes solicitando tais patrocínios não são do Sr. Francisco Borges Leal, uma vez que as mesmas são totalmente diferentes e em seu depoimento o Sr Francisco disse não reconhecer as mesmas e foi bem enfático ao dizer que apenas emprestou a sua conta bancária pra o Sr. Welington Conrado e que sacava o dinheiro e entregava a Sr secretário, Wlington Conrado, fato este no mínimo estranho.

(Foto/ Portal O Povo/ Oposição votou a favor da cassação e situação se absteve)

Quando do Início da investigação foi encaminhado para o Sr. Secretário, Wellington Conrado, toda documentação comunicando da abertura da investigação e que o mesmo se manifestasse por escrito à respeito dos fatos. E o que chamou muito a atenção dos vereadores, Kildary, Ireny, e Luiz Quinor foi que em sua Defesa o Sr. secretário Welington Conrado fez uma troca na documentação trazendo para os autos da investigação outros Ofícios (ANEXO II) desta vez supostamente assinado pelo Sr. Francisco Borges Leal.

Cabe salientar que hoje consta nos Balancetes da Prefeitura, enviados ao TCE (Tribunal de Contas do Estado do Piauí) e enviados à Câmara Municipal, uma outra documentação na defesa do Sr. Welington Conrado, caracterizando uma documentação de tamanha falsidade.

Diante dos fatos a Comissão composta pelos vereadores Kyildary Gomes, Ireny Gonçalves e Luiz Quinor aprovou o Imediato afastamento do Sr. Welinton Conrado das funções de secretário de esporte.

E em sessão extraordinária que foi realizada nesta sexta-feira, dia 19 de julho de 2019, o Plenário da Câmara aprovou o Relatório final que será enviado aos órgãos competentes, TCE, Ministério Público e a Prefeitura Municipal, para que tomem as devidas providências. Cabe informar que esta Comissão foi composta de três vereadores, sendo dois do bloco de oposição e um da base de situação, no caso o Sr. Luiz Quinor, que mesmo sendo da situação diante dos fatos aprovou o imediato afastamento do Sr. Welington Conrado.

ANEXO I (Ofícios do Sr. Francisco Borges Leal solicitando patrocínio para realização de campeonatos de futebol no Povoado Buriti Grande)

ANEXO II (Ofícios qure a Comissão constatou que tiveram as assinaturas falsificadas)

Assessoria

Facebook
Publicidade