Saúde
SECRETARIA DE SAÚDE
Picos conta com Plano de Contingencia de combate ao Coronavírus
Hospital Regional conta com dois leitos para pacientes infectados pela doença
João Paulo - 13/03/2020
Foto/ CCOM Aparecida Mota

A Secretaria de Saúde apresentou na manhã desta quinta-feira (12), o Plano de Municipal de Contingencia de combate ao Coronavírus. A estratégia consiste em ações que serão adotadas para tratar os possíveis casos do COVID-19 que forem detectados no município. A apresentação realizada pelo Diretor Técnico do CIEM (Centro Integrado de Especialidades Médicas), médico, Pascoal Gomes, aconteceu na sede da SMS, localizada na Rua Marcos Parente, no Centro.

“A coisa mais importante é a vigilância em saúde, a porta de entrada, principalmente a atenção básica. Para isso a gente vai capacitar para identificar o que é um caso suspeito, qual é a condução, qual é a medida. Esse paciente será encaminhado para Hospital Regional que é onde que já existe uma equipe preparada para isso, um sala com dois leitos, um laboratório para colher esse material que vai ser enviado para LACEM”, pontuou o médico.

O secretário municipal de Saúde de Picos, bioquímico, Júnior Santos, frisou que a SMS está preparada e tem total condição de colocar em prática o Plano para combater o coronavírus. Ele disse ainda que os funcionários da pasta já estão recebendo o treinamento adequado. “O hospital de referência será o Justino Luz e a teremos o suporte da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde”, completou.

Já o Diretor Técnico DO Hospital Regional, Paulo Moura, falou que havendo o diagnóstico de um caso o paciente isolado em um dos dois leitos existentes na unidade de saúde ou em quarentena no próprio domicílio. “Caso necessário temos também o suporte da Secretaria Estadual de Saúde frente aos hospitais da capital”, informou.

O prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), também participou da apresentação do Plano de Contingencia contra o Coronavírus.

Facebook
Publicidade